O CEO do Telegram, Pavel Durov, foi preso na França no último sábado (24). O fundador da rede social é acusado de crimes relacionados ao aplicativo, incluindo moderação ineficiente de conteúdo, reportam fontes ouvidas pela mídia francesa.
Durov foi detido assim que pousou em um voo particular no aeroporto Le Bourget, em Paris. Ele foi identificado como um dos passageiros do jatinho que vinha de Baku, capital do Azerbaijão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo as autoridades francesas, há uma investigação em andamento, por isso não é permitido compartilhar informações acerca da prisão do empresário.
Pavel Durov foi preso na França. (Imagem: Getty Images)Fonte: GettyImages
O mandado de prisão contra Durov partiu da agência francesa para a prevenção de violência contra menores, a OFMIN. O Telegram é investigado por uma variedade de violações, tais como fraude, tráfico de drogas, cyberbullying, crime organizado e promoção de terrorismo. O Telegram não teria tomado medidas suficientes para mitigar esses crimes.
Fontes judiciais ouvidas pela Agence France-Presse (AFP) alegam que a detenção de Durov foi estendida no mesmo dia e pode durar até 96 horas.
Pavel 'não tem nada a esconder'
No X (antigo Twitter) o perfil oficial do Telegram se posicionou sobre a prisão do CEO. "O Telegram obedece às leis europeias, incluindo a Lei de Serviços Digitais: sua moderação está em conformidade com padrões da indústria e é aprimorada constantemente", disse a plataforma.
?? Telegram abides by EU laws, including the Digital Services Act — its moderation is within industry standards and constantly improving.
— Telegram Messenger (@telegram) August 25, 2024
?? Telegram's CEO Pavel Durov has nothing to hide and travels frequently in Europe.
????? It is absurd to claim that a platform or its owner…
"O CEO do Telegram, Pavel Durov, não tem nada a esconder e viaja com frequência para a Europa", pontuou a empresa. "É um absurdo afirmar que a plataforma e seu dono são responsáveis pelo uso abusivo do serviço", continuou.
No mesmo post, a empresa menciona que o serviço mantém mais de um bilhão de usuários como meio de comunicação e "fonte vital de informação".
Quem é Pavel Durov?
Nascido na Rússia, Pavel Durov, 39 anos, é desenvolvedor e fundador do VK, "clone" russo do Facebook criado em 2006. Anos depois, ele deixou o comando da plataforma por supostamente se rejeitar a banir páginas opositoras ao governo local.
Em 2013, Durov fundou o Telegram, este sediado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A plataforma foi construída para ser um centro de conversação neutro e livre de censura.
Atualmente, Pavel Durov detém uma fortuna de US$ 15,5 bilhões (cerca de R$ 85 bilhões na cotação atual), aponta a Forbes. Atualmente, ele possui cidadania dos Emirados Árabes Unidos e da França.
Fontes