O governo da França confirmou que diversas regiões do país amanheceram nesta segunda-feira (29) com problemas no sinal de telefonia e internet. O motivo é tido como um ato de "sabotagem" contra parte da infraestrutura de telecomunicações na região.
De acordo com a Agence France-Presse, cabos de fibra óptica foram rompidos em "várias partes da França", com ao menos seis localidades afetadas. Operadoras populares do local, como Free e SFR, relataram que foram afetadas de alguma forma — mas sem a interrupção total dos serviços.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O caso é tido pela polícia como conectado com a realização dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, evento que começou oficialmente em 26 de julho e vai até o dia 11 de agosto. Moradores e estabelecimentos da capital francesa, porém, não parecem ter sido afetados pelo incidente.
Suspeita de ataques coordenados
Esse não é o primeiro ato de vandalismo contra o patrimônio registrado no país recentemente: na sexta-feira (26), data da cerimônia de abertura das Olimpíadas, a rede ferroviária da França foi atacada por incêndios criminosos.
O caso não foi acidental: os cabos rompidos incluem "grandes seções" de fibra óptica provavelmente rompidos "com um machado ou uma serra". Até o momento, nenhum grupo ativista reivindicou a autoria dos atos e não é possível afirmar até o momento que ambos estejam relacionados.
"Os danos cometidos em vários departamentos ontem à noite afetaram os nossos operadores de telecomunicações. Há consequências localizadas no acesso à fibra, à telefonia fixa e móvel. (...) Condeno nos termos mais veementes estes atos covardes e irresponsáveis. Agradeço as equipes mobilizadas esta manhã para realizar reparos e restaurar o funcionamento dos locais danificados", disse em comunicado no X a política Marina Ferrari, responsável pelo Centro de Comunicações Eletrônicas de Defesa da França.
Fontes
Categorias