Low code: como fazer a IA programar por você

2 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Low code: como fazer a IA programar por você
Imagem: GettyImages
Conteúdo oferecido por

A inteligência artificial e a automação estão mais presentes em nosso cotidiano, tornando-se essenciais no trabalho e na vida pessoal. No entanto, a inserção dessa tecnologia pode ser um desafio para muitos, especialmente quem não tem conhecimentos em programação.

Para estes, o conceito de low code, ou desenvolvimento de baixo código, surge como uma solução promissora. Essas plataformas permitem que qualquer pessoa desenvolva aplicativos por meio de interfaces gráficas intuitivas, sem a necessidade de saber programar.

Quais são os princípios do low code?

Por ser um sistema que promete simplificar o processo de criação de aplicações, o low code segue alguns princípios. São eles:

  • Abstração e automação: reduzir a complexidade do desenvolvimento por meio de ferramentas que abstraem a lógica complexa e automatizam tarefas repetitivas;
  • Interface gráfica de usuário (GUI): fornecer interfaces gráficas que permitam a criação de aplicações mediante componentes visuais, sem a necessidade de codificação extensa;
  • Reuso de componentes: facilitar a reutilização de componentes e módulos pré-construídos, permitindo que funcionalidades comuns sejam implementadas rapidamente;
  • Integração fácil: fornecer mecanismos simples para integração com sistemas e serviços externos, utilizando conectores e APIs predefinidos;
  • Agilidade e flexibilidade: permitir mudanças rápidas e iterações frequentes no desenvolvimento de software, respondendo rapidamente às necessidades de negócio;
  • Colaboração: promover a colaboração entre equipes técnicas e não técnicas, permitindo que stakeholders de diversas áreas possam contribuir diretamente no desenvolvimento e ajuste das aplicações;
  • Governança e controle: oferecer ferramentas de gestão e controle para garantir a qualidade, segurança e conformidade das aplicações desenvolvidas.

O low code permite que qualquer pessoa possa criar aplicações sem conhecer linguagens de programação. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)O low code permite que qualquer pessoa possa criar aplicações sem conhecer linguagens de programação. (Fonte: Getty Images/ Reprodução)Fonte:  Getty Images/ Reprodução 


Uso do low code com a ServiceNow

A plataforma ServiceNow pode oferecer um ambiente onde é possível criar aplicativos de forma rápida e inteligente, utilizando apenas o low code e a automação inteligente. Com ela, é possível:

  • Criar fluxos de trabalho automatizados para otimizar rotinas e sistemas;
  • Integrar sistemas isolados e automatizar etapas manuais, conectando dados e processos de maneira eficiente;
  • Gerar códigos e fluxos de trabalho com a ajuda da inteligência artificial generativa, aumentando a produtividade e a qualidade do código.

A experiência na plataforma é acessível mesmo para quem não tem experiência em programação. Ao se cadastrar, o usuário pode escolher entre diversas opções de criação, como aplicativos, tabelas, experiências e fluxos automatizados. A plataforma oferece templates prontos e permite personalizações conforme as necessidades do usuário.

Para exemplificar, pode-se imaginar ao criar um aplicativo de gerenciamento de tarefas. Há a opção de adicionar dados usando tabelas ou planilhas, configurar a interface visual e definir automações para os processos envolvidos. A inteligência artificial auxilia na criação e otimização desses fluxos, tornando a plataforma uma ferramenta acessível.

Recursos adicionais

A plataforma ServiceNow ainda oferece o Now Assist, um recurso que utiliza IA generativa para criar aplicações e fluxos de trabalho com ainda mais simplicidade. Basta instalar os plug-ins necessários e seguir as instruções para desenvolver aplicativos de forma prática e intuitiva.

A central de gestão de apps da plataforma permite que administradores visualizem, aprovem e controlem todas as criações e solicitações. Isso pode permitir uma gestão mais eficiente dos fluxos de trabalho e aplicativos desenvolvidos.

O low code utiliza a inteligência artificial generativa em suas ações. (Fonte: Getty Images/Reprodução)O low code utiliza a inteligência artificial generativa em suas ações. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Fonte:  Getty Images/Reprodução 


Adote o low code hoje mesmo!

Ele permite que qualquer pessoa, independentemente do conhecimento técnico, possa automatizar processos e inovar no ambiente de trabalho ou na vida pessoal. A ServiceNow exemplifica essa tendência, com uma plataforma acessível para todos.

Para saber mais sobre a plataforma e começar a explorar as possibilidades do low code, visite o site da ServiceNow. Assim poderá transformar ideias em realidade sem precisar ser um especialista em programação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.