Um dos cofundadores da OpenAI abriu uma nova empresa focada em inteligência artificial. O ex-cientista-chefe da empresa comandada por Sam Altman, Ilya Sutskever, fundou a Safe Superintelligence Inc. (SSI), startup focada no desenvolvimento de uma IA avançada, mas pautada em segurança.
A empresa foi formalmente apresentada na última terça-feira (19) em uma curta carta de apresentação publicado no site da startup (ssi.inc). "Construir uma superinteligência segura (SSI) é o problema técnico mais importante do nosso tempo", pontuam os fundadores no texto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o artigo de apresentação, a missão da SSI é desenvolver uma superinteligência segura, mas de alta utilidade.
I am starting a new company: https://t.co/BG3K3SI3A1
— Ilya Sutskever (@ilyasut) June 19, 2024
"Abordamos a segurança e as capacidades em conjunto, como problemas técnicos a serem resolvidos através de engenharia revolucionária e avanços científicos. Planejamos avançar as capacidades o mais rápido possível garantindo que nossa segurança esteja sempre à frente", explicam no comunicado.
A estratégia da SSI é eliminar as distrações "por sobrecarga de gerenciamento" ou ciclo de produtos. O modelo de negócios da companhia busca entregar segurança, confiabilidade e progresso sem as pressões comerciais de curto prazo.
A SSI é liderada por Ilya Sutskever, Daniel Gross e Daniel Levy. A startup tem escritórios em Palo Alto, cidade da Califórnia, Estados Unidos, e Tel Aviv, cidade de Israel.
Superintelligence is within reach.
— SSI Inc. (@ssi) June 19, 2024
Building safe superintelligence (SSI) is the most important technical problem of our time.
We've started the world’s first straight-shot SSI lab, with one goal and one product: a safe superintelligence.
It’s called Safe Superintelligence…
No texto, a empresa não mencionou os nomes de outros membros da companhia, mas menciona que será algo enxuta e composta pelos "melhores engenheiros e pesquisadores do mundo". O artigo também convida pessoas interessadas a participar do projeto.
Categorias