Nesta quinta-feira (13), a Vrio Corporation, dona da DirecTV Latin America e da Sky Brasil, e o Projeto Kuiper, da Amazon, anunciaram uma parceria para disponibilizar internet banda larga em sete países da América do Sul, incluindo o Brasil. O objetivo do acordo é atender, principalmente, áreas de difícil acesso, onde muitas pessoas ainda não possuem conectividade confiável à internet.
Além do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia também farão parte do projeto. O plano é aproveitar a infraestrutura de rede do Kuiper para oferecer planos de internet a clientes residenciais, com foco em valores acessíveis e em locais com deficiência de conectividade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É estimado que a parceria consiga atender cerca de 383 milhões de pessoas, considerando todas as regiões de cobertura. Dentre elas, cerca de 200 milhões de cidadãos não possuem conexão com a internet, segundo o Banco Mundial. A razão para isso é que é muito difícil e custoso cobrir grandes áreas a partir de uma estrutura convencional, com rede terrestre cabeada ou sem fio.
Internet via satélite da Vrio e Kuiper vão atender cerca de 383 milhões de pessoas na América do Sul.Fonte: Getty Images/Reprodução
Como resultado, “muitas pessoas ficam sem acesso a recursos que grande parte da população considera como essenciais, como aprender online, administrar um negócio online, fazer compras ou desfrutar de entretenimento por streaming”, citou Panos Panay, vice-presidente sênior para Dispositivos Amazon & Serviços. Isso sem falar nos serviços bancários e os relacionados aos órgãos do governo.
Infraestrutura do Projeto Kuiper
O Projeto Kuiper é uma iniciativa da Amazon para oferecer internet banda larga para comunidades mal atendidas por serviços de conectividade em todo o mundo. Para isso, a empresa vai implantar milhares de satélites na órbita baixa da Terra, que serão conectados a uma rede global de antenas e pontos de rede no solo.
Os primeiros testes do Kuiper foram realizados em outubro do ano passado, com o envio de dois satélites a bordo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). A missão bem-sucedida foi batizada de “Protoflight”.