A Apple vai apresentar os seus primeiros projetos em inteligência artificial (IA) nesta segunda-feira (10). A companhia realiza às 14 horas a conferência de abertura da Worldwide Developers Conference deste ano, ou WWDC 2024, e a tecnologia estará presente do começo ao fim do evento.
Essa é uma forma de a Maçã não "ficar para trás" em relação aos concorrentes. Empresas como Microsoft (com o Copilot) e Google (a partir da plataforma Gemini) já possuem as próprias iniciativas de IA isoladas e integradas em softwares. Agora, chegou a vez da empresa liderada por Tim Cook mostrar as suas ideias no setor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A conferência de abertura da WWDC 2024 começa às 14 horas (horário de Brasília) e terá cobertura completa do TecMundo. Você acompanha o evento com tradução simultânea para o português do Brasil em nosso canal do YouTube e também com matérias completas no site.
Nova Siri e parceria com a OpenAI?
Um dos destaques esperados para o evento é a revelação das novas capacidades da Siri. A tradicional assistente pessoal de dispositivos como o iPhone não será substituída, mas deve ganhar uma atualização significativa com o uso de IA.
A repaginada na Siri deve incluir maior capacidade de controlar e gerenciar apps, criação de conteúdos próprios e respostas mais complexas a comandos do usuário.
A Siri existe desde o iPhone 4s, de 2011.Fonte: GettyImages
Boa parte dessas funcionalidades pode não ser desenvolvida internamente. Isso porque há rumores circulando de que a Apple fechou uma parceria com a OpenAI, dona do ChatGPT. A aliança faria com que a empresa integre a sua tecnologia de modelo de linguagem de larga escala no iOS 18, o que já "resolve" boa parte das lacunas da Siri.
A expectativa é de que o anúncio tenha um efeito positivo imediato até mesmo nas ações da Apple, que atualmente briga com a NVIDIA e a Microsoft pela liderança entre marcas com valor de mercado de um trilhão de dólares.
Além disso, a IA pode ser um recurso de impulsionamento da próxima geração do iPhone, que possivelmente será revelada em setembro deste ano.
Fontes