A Apple deve anunciar uma nova parceria com a OpenAI voltada para competir no mercado de inteligência artificial (IA). A nova colaboração entre as empresas está para ser uma das novidades mais importantes da próxima WWDC, evento da empresa focado em atualizações do ecossistema de software. As informações são do Bloomberg.
O acordo é uma via de mão dupla: a OpenAI teria uma via mais rápida para alcançar usuários de dispositivos Apple, enquanto a companhia comandada por Tim Cook facilitaria o desenvolvimento de ferramentas com IA.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Siri pode se tornar uma concorrente direta de chatbots com IA famosos.Fonte: GettyImages
Essa relação, porém, não deve durar muito tempo. Segundo Mark Gurman, analista da Bloomberg, a colaboração será para planos de curto e médio prazo. Ainda que parceiras, ambas ainda estariam focadas em preparar soluções próprias para competir no setor, sem o envolvimento uma da outra.
Há meses, a Apple dá pistas de que prepara novidades em termos de inteligência artificial. Especula-se que o iOS 18 será uma das maiores atualizações do sistema na história da Apple, prometendo adições em personalização e uma infinidade de ferramentas com IA.
É possível que a Apple apresente novidades em edição de fotos, em uma tentativa de competir com as novidades da Samsung. Além disso, a assistente virtual nativa do iPhone, a Siri, também deve receber um grande upgrade, talvez se tornando competidora direta de chatbots populares do mercado — Copilot da Microsoft e Gemini do Google, por exemplo.
Por enquanto, a parceria ainda não foi confirmada por nenhuma empresa. Os termos acerca dessa colaboração também não foram revelados, então é impossível prever em que nível a OpenAI estaria envolvida no ecossistema da Apple, tampouco por quanto tempo seriam uma dupla.
Esse tipo de parceria não é inédita para a Apple. Antes de desenvolver os próprios processadores, a companhia dependia do hardware da Intel para montar computadores Mac. A parceria entre as empresas durou até a chegada dos chipsets ARM da Maçã.
Fontes
Categorias