Nesta sexta-feira (24), a Qualcomm anunciou em sua conta brasileira no X/Twitter que vai oferecer apoio financeiro e tecnológico para o Rio Grande do Sul, a fim de ajudar na recuperação das localidades afetadas pelas enchentes catastróficas das últimas semanas. O comunicado foi assinado por Luiz Tonisi, presidente da Qualcomm para a América Latina.
Tonisi cita que a iniciativa reforça o compromisso da Qualcomm com o Brasil e a América Latina, sob a liderança do brasileiro Cristiano Amon, presidente e CEO da companhia. No momento, a empresa ainda não informou como a ajuda será fornecida.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Juntos somos melhores. ?? pic.twitter.com/aAlkh96rO5
— Snapdragon Brasil (@snapdragon_BRA) May 24, 2024
A companhia afirma que, por meio da Qualcomm Foundation, selecionou a ONG +Unidos para receber as doações. "A empresa está ainda trabalhando com o governo do Rio Grande do Sul para fornecer recursos para outras organizações de caridade voltadas aos desabrigados, centros de doação e serviços de saúde", cita a Qualcomm em nota.
Entre os itens, a Qualcomm anunciou também "uma doação de 100 equipamentos de conectividade à internet com a tecnologia FWA 5G para centros humanitários, escolas e hospitais, com intuito de levar conectividade a alguns desses locais afetados e que dependem da internet para continuarem operando da melhor forma”.
Empresas de tecnologia que já anunciaram apoio ao RS
Além da Qualcomm, diversas outras empresas anunciaram medidas para ajudar a população do Rio Grande do Sul. Entre elas, estão outras gigantes da tecnologia. Confira algumas das iniciativas anunciadas:
- Uber: pretende disponibilizar auxílio de R$ 10 milhões para os motoristas parceiros da plataforma afetados pelas enchentes;
- Airbnb: vai oferecer acomodações gratuitas e temporárias a vítimas, socorristas e voluntários na região;
- Samsung: pretende doar aproximadamente R$ 1 milhão para ONGs que já estão trabalhando na região e atuam no fornecimento de itens básicos para os cidadãos afetados;
- Starlink: anunciou a doação de 1.000 terminais para equipes de emergência que estão atuando no estado, com a disponibilização gratuita do serviço de internet;
- Dell: anunciou que a empresa prestará assistência para as regiões castigadas pelas chuvas, sem definir o tipo de ajuda.
Empresas brasileiras também estão entre as companhias que fazem parte do mutirão para ajudar o RS, como a Ambev, os Correios e as operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo. Além disso, o governo federal lançou uma plataforma online de apoio ao Rio Grande do Sul.