Nessa quarta-feira (15), a Netflix anunciou que chegou aos 40 milhões de assinantes globais no plano com anúncios, que é o mais barato disponibilizado pela plataforma de streaming. Esse número é quase o dobro do anunciado em janeiro, que era de 23 milhões de assinantes.
Adicionalmente, a Netflix informou que vai encerrar a parceria de anúncios que mantinha com a Microsoft. A companhia vai assumir uma tecnologia própria para esse departamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O plano com anúncios foi lançado em novembro de 2022. No Brasil, o plano básico da Netflix, com resolução HD (720p) e sem anúncios, custava R$ 25,90.
No início do ano passado, ele foi substituído pelo plano com anúncios, que agora é o mais barato comercializado pela companhia, com valor de R$ 18,90 por mês. Atualmente, ele oferece resolução Full HD (1080p) e pode ser utilizado em até dois aparelhos na mesma residência, igual ao plano padrão, que não tem anúncios e custa R$ 39,90.
Plano com anúncios da Netflix é o mais barato e oferece resolução Full HD.Fonte: Netflix/Reprodução
Netflix tem atualmente 270 milhões de assinantes
A Netflix afirma ter, atualmente, 270 milhões de assinantes globalmente, se mantendo como líder absoluta no segmento de streaming. Mas os negócios da companhia estavam crescendo em um ritmo bem lento ultimamente.
Recentemente, ela disse aos investidores que não mais irá informar o número de assinantes nos relatórios trimestrais. Segundo a empresa, esse dado deixou de ser relevante, pois tem conseguido gerar lucros substanciais, o que indica que o número de usuários não é mais um fator determinante para o crescimento da plataforma.
Nos últimos anos, para contornar a lenta adesão para novas assinaturas, ela resolveu criar o plano com anúncios, que é mais barato que o antigo plano básico. Outra medida foi aplicar uma taxa nos assinantes que compartilham a mesma conta com outras pessoas que não moram na mesma residência.
Agora, os assinantes do plano com anúncios da Netflix já respondem por 40% de todas as assinaturas da plataforma em países que disponibilizam esse tipo de plano.
Fontes