A inteligência artificial (especialmente a IA generativa) está se tornando cada vez mais presente em todas as faces de nossa vida. E uma das áreas em que ela mais impacta é no ambiente corporativo. A IA pode trazer muitos benefícios às empresas, aprimorando a eficiência de vários processos executados por elas.
É o caso do relacionamento com os clientes. A seguir, explicamos como essa ferramenta pode trazer melhorias no atendimento ao público e na comunicação como um todo.
O impacto da inteligência artificial nas empresas
(Fonte: GettyImages)
Nos próximos anos, praticamente todas as empresas passarão por alguma transformação por conta da IA. Ela impacta em vários setores e ramos de atuação, alterando processos, como a automação de tarefas repetitivas, a análise de grandes volumes de dados e a personalização da experiência do cliente.
Para que as organizações tirem o melhor proveito possível dessa tecnologia, é fundamental também lidar com algumas questões. É necessário, por exemplo, treinar as equipes para que possam operar os novos sistemas, e mesmo se adequar a novas funções no trabalho. Assim, os funcionários podem sentir que a IA veio para agregar, e não para substitui-los.
Em certos aspectos, a inteligência artificial pode proporcionar mudanças ainda mais determinantes. E uma delas com certeza envolve as empresas que lidam com o atendimento direto aos clientes - o que, quando feito exclusivamente por humanos, pode dar margens a alguns problemas, como a demora na comunicação. Quando usada de maneira inteligente, a IA aparece como uma solução eficiente para potencializar o trabalho dos atendentes.
Como a IA pode melhorar no atendimento aos clientes?
Ao reproduzir aspectos antes exclusivos da inteligência humana, como a capacidade de aprender e interagir, a inteligência artificial consegue proporcionar uma melhora muito considerável no atendimento digital ao público.
Ou seja: o uso da inteligência artificial generativa pode ajudar a melhorar a experiência do seu cliente. Ao ser treinada, ela consegue simular de maneira muito eficiente uma interação humana. E o melhor é que faz isso de maneira mais rápida e segura.
Tecnologias como os chatbots e os assistentes virtuais auxiliam no aprimoramento desse processo, fazendo com que os clientes tenham um atendimento muito mais personalizado. Veja a seguir as vantagens de usar a IA neste tipo de interação:
- Personalização: a inteligência artificial analisa informações individuais de cada consumidor (como seu histórico de compras e navegação) e consegue oferecer interações mais personalizadas;
- Disponibilidade: a tecnologia possibilita que o atendimento inicial ocorra em horário integral, acelerando o processo;
- Velocidade: a IA recebe os estímulos do cliente e os processa de maneira muito ágil, garantindo o atendimento rápido e diminuindo o tempo de espera;
- Aprendizagem permanente: a IA segue aprendendo a cada interação mantida com o cliente, o que melhora a sua eficiência constantemente;
- Menos uso de recursos: a IA generativa ajuda na agilização das operações e na automação de processos, gerando mais tempo e menos custos para a empresa, liberando mais espaço para questões são estratégicas.
Conheça a Ubots
(Fonte: Ubots)
Na era da experiência do cliente, a Ubots oferece uma solução para empresas que buscam conectar-se de forma eficiente e impactante. Com a plataforma, segundo a empresa, é possível reduzir custos, aumentar receitas e, principalmente, elevar a satisfação do cliente. Por meio da tecnologia em prol das experiências, a empresa fornece a autonomia necessária para desenvolver um atendimento ágil e que potencialize oportunidades de negócios.
Para isso, a Ubots desenvolveu, em parceria com o Google, a Ruby.IA, uma aplicação de IA Generativa. Funciona da seguinte forma: quando um atendimento é direcionado de um robô para um atendente humano, a Ruby.IA fornece um resumo para o atendente que está recebendo a conversa. Assim, a interação gera mais agilidade para os funcionários e cria um histórico com todas as informações relevantes.
Isso impacta diretamente no atendimento, deixando os clientes muito mais satisfeitos. Além disso, essa agilidade traz muitas vantagens: ela libera a equipe de vendas para resolver questões mais complexas e aumenta o Lifetime Value, ou seja, o lucro total gerado por um cliente enquanto ele continua adquirindo seus produtos.
Ou seja, a Ruby.IA consegue capacitar os atendentes da empresas com as informações necessárias para compreender rapidamente o contexto do cliente, tornando as respostas mais rápidas. Trata-se de uma mistura muito oportuna entre as possibilidades da IA Generativa e a qualidade do atendimento humano.
Os recursos da Ruby.IA são:
- Sumarização das conversas: fornece resumos de conversas para agilizar e personalizar o relacionamento com seus clientes;
- Resumo de protocolos: disponibiliza resumos de todos os protocolos de atendimento do cliente, criando um histórico de informações;
- Avaliação espontânea: infere uma avaliação para todas as conversas, garantindo dados mais qualificados para melhorias das operações.
Quer conhecer mais sobre essas soluções de relacionamento digital? Então confira todas as informações no site, e considere juntar-se à Ubots na revolução do atendimento aos clientes.
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