Por Rafael de Albuquerque.
A adoção da IA é um tema essencial no mundo dos negócios. Empresas de diferentes tamanhos, pequenas, médias ou grandes já iniciaram ou estão muito próximas de iniciarem nessa direção. AI, Big Data e a implementação de ferramentas de inovação para diversos segmentos de mercado e para diversos fins como redução de custos, impulsionamento da competitividade, redução de custos, análises de riscos e entre outros, não podem ser ignoradas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Porém, antes da sua implementação, é preciso identificar as dores a serem resolvidas. Qual pergunta precisa ser feita antes de testar a adoção da AI? Será que o termo "melhor feito do que perfeito" se encaixa no contexto da implantação da AI para impulsionar negócios ou é melhor esperar o momento certo?
A IA pode ser utilizada nos processos da sua empresa, mas sempre com a realização de testes.
Quando cito o termo “Cultura digital” me refiro à maturidade de negócio e a capacidade de responder uma pergunta que aparentemente parece fácil, mas não é: qual dor o seu negócio quer resolver? A partir desta informação é possível começar a estudar quais são as estratégias de dados mais adequadas.
Esta é a principal recomendação que levo para os clientes: todo mundo quer falar de AI, Buzzwords e entre outras, mas o ideal é sempre construir a estratégia de dados de trás para frente. Entender primeiro qual é a dor que precisa resolver, baseado na dor que você quer resolver, qual é a estratégia de dados que vai ser montada.
Vejo empresas investindo alto em Data Lakes, porém, muitas vezes o problema a ser resolvido é pequeno e pode ser feito de uma forma muito mais simples.
É preciso reconhecer que a maioria das empresas ainda tem um caminho pela frente para saber qual pergunta querem tirar daquele dado e não fazer um investimento sem de fato ter um direcionamento correto para ele.
Transformação digital: Step by Step
Agora, qual o caminho necessário para conseguir ter impacto e entendimento de Data Analytics, do uso da base de Dados e BI, até chegar no estágio que negócios consigam ter um cientista de dados e seus modelos próprios?
Pode parecer uma exceção, mas costuma ser um padrão ter base de dados pouco trabalhadas e qualificadas nas empresas. É preciso ter uma mentalidade de começar a montar a base de registro de dados qualificada, higienizada e enriquecida primeiro, para depois entender de verdade como são os seus clientes, como eles se parecem e ir aperfeiçoando esta lista.
Confira algumas dicas para iniciar este processo:
Conscientização
Primeiro tenha cuidado com os opt-ins e mantenha o consentimento de dados sempre atualizados entre outras. Indico criar uma relação de consentimento com o seu cliente, para capturar dados sempre com consentimento.
Qualificação do dado
Uma vez que o dado com consentimento é capturado, inicia-se o processo de organização e qualificação das informações. Isto porque, o dado que foi capturado no primeiro estágio é apenas um rastro que uma pessoa deixou entre a relação do cliente e aquela empresa, ou seja, tem poucas informações sobre aquela pessoa.
Este passo de qualificação funciona principalmente para pequenas e médias empresas. Normalmente, grandes empresas já têm cientistas que iniciaram o trabalho de tratamento de dados.
Enriquecimento das Informações
O enriquecimento da base de dados inclui processos de análises e qualificações que transformam dados capturados em informação. Por exemplo, enriquecer base de dados de anos passados e começar a higienizá-los entendendo o comportamento dos clientes, como eles se parecem, a recorrência deles, evolução dos dados coletados destas pessoas ao longo dos anos.
A partir disso, começa-se a responder quem é o seu tipo de público e quais relações extremamente hiper personalizadas você pode criar para atendê-los. Esta base de informações super qualificadas pode ser usada para ação em outros momentos, como em campanhas de marketing, para redução de CAC, expansão de lojas, análise de riscos, etc.
- Entenda Também: A busca global por privacidade de dados na era da IA
Testar, Testar e Testar: passo fundamental para a inovação
Seguindo uma abordagem de começar pequeno e pensar grande. A cultura digital, preconizada top-down - de cima para baixo, destaca a mentalidade de "permitir errar", ou melhor, de permitir "testar pequeno". Para implementar mudanças, tecnologias, novos processos e o mindset de dados, a liderança e diretores precisam estar envolvidos no dia a dia dessas mudanças.
Outra dica é: envolva também profissionais de negócios no processo de mudança. É preciso que a área de negócios, além da equipe de dados, estejam envolvidos para responder os porquês do enriquecimento de dados. Isto de fato muda a qualidade das entregas. São desafios e desafios, mas a cultura de fato precisa iniciar lá em cima para começar a permear a empresa como todo.
É esperado falhar, permita-se. Tenha em mente que errar é um passo no processo de evolução da vida. Teste processos e se permita falhar, aprender com as falhas, corrigir o percurso e evoluir no caminho. A cultura de testes ajuda no processo de inovação.
****
Rafael de Albuquerque é fundador e CEO da Zoox Smart Data, empresa de Data & Analytics presente em 22 países, e em mais de 1.600 clientes. Com passagem pela Babson College Entrepreneur School e pela ATDC Georgia Tech, atualmente é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.
Categorias