A Apple comprou mais uma startup de inteligência artificial (IA) que deve ser essencial para a estratégia da companhia no setor. A companhia em questão é a DarwinAI, uma empresa canadense que foi totalmente absorvida pela Maçã.
De acordo com a Bloomberg, a negociação foi concluída no início de 2024. Entretanto, a própria Apple não divulgou oficialmente a compra e não há detalhes sobre qual foi o valor envolvido na transação. Em 2022, a DarwinAI chegou a receber US$ 15 milhões em investimento, o que indica que a aquisição foi no mínimo esse valor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como resultado da compra, a Apple absorveu os funcionários da DarwinAI. O pesquisador Alexander Wong, um dos fundadores da startup, virou um diretor da divisão de IA da Apple.
- Leia também: O que aconteceu para o carro da Apple dar errado?
Um dos equipamentos da DarwinAI para inspecionar e melhorar plataformas.Fonte: DarwinAI
A DarwinAI era especializada em melhorar serviços e plataformas que rodam a partir do próprio dispositivo, sem depender de recursos da nuvem. A tecnologia criada pela startup otimiza sistemas de IA para operar de forma mais ágil e econômica, o que pode ser útil tanto em um eventual sistema operacional, como o iOS 18, ou aparelhos como o iPhone 16.
Planos da Apple para IA serão revelados ainda em 2024
A movimentação da Apple para comprar empresas do setor já acontece há algum tempo. Nos últimos anos, mesmo sem lançar serviços próprios em IA, ela comprou a Xnoar.ai para melhorar o reconhecimento de imagens e a WaveOne, que cria algoritmos de compressão de vídeo, só citando alguns exemplos.
A companhia já teria investido, só em 2023, mais de R$ 100 bilhões no segmento. O CEO da Apple, Tim Cook, prometeu que a companhia vai lançar uma IA generativa "revolucionária" em 2024, após ficar para trás no mercado com iniciativas de rivais como Google e Microsoft.
Ela pode tanto ser incorporada à assistente pessoal Siri como funcionar de forma independente nos iPhones que serão apresentados neste ano. A empresa até cancelou o projeto de lançar um carro elétrico para destinar mais tempo, investimento e funcionários para o setor.
Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no portal e mantenha-se atualizado sobre o assunto em tempo real. Até a próxima!
Fontes
Categorias