Um dos designers da Apple com mais tempo de casa anunciou a saída da empresa. Trata-se de Bart Andre, que deixa a Maçã após 32 anos na companhia.
De acordo com a Bloomberg, Andre anunciou à equipe neste mês que vai se aposentar. O fim do ciclo é mais um entre vários envolvendo profissionais que por décadas trabalharam na criação do visual característico de produtos da Apple.
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Até o momento, a companhia não confirmou oficialmente a informação — assim como Andre, que é bem discreto em redes sociais e não aprece em fotos da Maçã. A marca deve fazer algum tipo de comunicado ou homenagem no futuro próximo.
Andre ajudou a moldar visual da marca
Bart Andre foi contratado pela Apple em 1992 para trabalhar no design de produtos da empresa junto de outra lenda da marca: Jony Ive, o chefe do departamento e um dos responsáveis por liderar a criação do visual de produtos como o iPod e o iPhone.
Andre era tido como um braço direito de Ive e passou a liderar equipes após a saída dele, em 2019, e de outro veterano do grupo, Evans Hankey, que saiu em 2023. O designer é também um dos que mais registrou patentes em nome da Apple ao longo dos anos.
Andre trabalhou em vários produtos ao longo da carreira na Apple.Fonte: GettyImages
Atualmente, o chefe de operações da Apple, Jeff Williams, é também o responsável por supervisionar as equipes que criam o design de produtos e interfaces. Entretanto, a divisão não parece viver a melhor das fases internamente.
Ainda segundo a Bloomberg, uma série de nomes de peso na área já saiu ou anunciou que vai deixar a companhia nos últimos meses. Os designers Colin Burns, Shota Aoyagi, Peter Russell-Clarke e Tang Tan deixaram o cargo, enquanto "múltiplos designers veteranos" da equipe de software já sinalizaram que deixarão a companhia no futuro próximo.
A saída de Andre também parece ter piorado levemente a situação. A reportagem cita um descontentamento por constantes cortes de custos no setor, além do cancelamento de projetos criativos a longo prazo que eram bem vistos pela equipe, mas não traziam resultados imediatos esperados pela marca.
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