O Google realizou uma nova rodada de demissões nesta quarta-feira (10) que afeta uma série de divisões da empresa. A informação foi divulgada pelo jornal The New York Times e confirmada pela companhia posteriormente.
Foram afetadas as divisões de engenharia, hardware e Google Assistente. O número exato de funcionários dispensados não foi detalhado, mas a empresa fala em "algumas centenas" de pessoas dispensadas em cada um dos setores.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O motivo apontado para as demissões é corte de custos. Além disso, a gigante trabalha em uma nova estratégia organizacional na companhia, em especial no setor de dispositivos eletrônicos.
Nas últimas demissões do Google, que afetaram inclusive o Brasil, foram 12 mil funcionários dispensados ao redor do mundo.
A nova organização de hardware da Google
A principal mudança promovida pela empresa na nova rodada de demissões envolve a distribuição de equipes no setor de aparelhos fabricados pela própria Google. As mudanças afetam diretamente o funcionamento das linhas Pixel, Nest e Fitbit.
Um smartphone da família Pixel.Fonte: GettyImages
A Pixel é a única que nasceu originalmente dentro do próprio Google, e é especializada em celulares, relógios e tablets. A Nest é voltada para sensores e câmeras de segurança doméstica, enquanto a Fitbit nasceu no mercado de dispositivos vestíveis como pulseiras e relógios inteligentes.
- Android na CES 2024: Veja as principais novidades do sistema operacional
A partir de agora, uma única equipe de grade porte será responsável por desenvolver os projetos das três sub marcas. A ideia é que o trabalho não apenas fique mais eficiente, mas também integrado.
A liderança também foi enxugada, com executivos e gerentes remanejados ou dispensados. Nomes que saíram da empresa incluem James Park e Eric Friedman, cofundadores da Fitbit, que migraram para o Google quando a fabricante de pulseiras inteligentes foi adquirida em 2019.
James Park, cofundador da Fitbit.Fonte: GettyImages
O time de Realidade Aumentada foi um dos mais impactados em quantidade de pessoas demitidas. A Google não desenvolve mais dispositivos próprios dessa tecnologia e tem apenas iniciativas em parceria com outras marcas.
A movimentação do Google faz parte da primeira grande onda de demissões no mercado da tecnologia em 2024. Ainda nesta semana, a Amazon fez dispensas nos setores de Twitch e Prime Video, também afetando centenas de funcionários.
Fontes
Categorias