A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM) realizará, no próximo dia 7 de novembro, uma licitação com o objetivo de adquirir móveis e equipamentos para um programa de qualidade de vida no trabalho para seus servidores. Na lista de itens que o órgão quer comprar, chama a atenção a presença de 18 unidades de PlayStation 5.
Conforme noticia a Folha de S.Paulo nesta terça-feira (31), o documento, datado de 25 de setembro, não cita diretamente o videogame da Sony, porém as especificações descritas são as mesmas do PS5. Além do console, a pasta menciona a contratação de um plano de assinatura que inclua o download de jogos por um período de cinco anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os videogames serão utilizados pelos servidores das unidades da SSP-AM.Fonte: Getty Images/Reprodução
O serviço em questão seria o PS Plus, que oferece três planos no Brasil, incluindo jogos mensais, modo multijogador online e outros benefícios dependendo da modalidade escolhida, custando a partir de R$ 34,90 mensais. Já o videogame com dois controles custa em torno de R$ 4.600, atualmente.
Além dos 18 PS5, a licitação da SSP-AM inclui 18 TVs, cadeiras giratórias, seis mesas de pingue-pongue, 96 puffs, mesas retangulares, 18 máquinas de café e 18 poltronas massageadoras, entre outros itens. O certame ocorrerá no modelo pregão, com a escolha pelo menor preço e contrato com prazo de 12 meses prorrogáveis.
“Ambiente de trabalho saudável”
Na justificativa para a compra dos 18 videogames PS5 com PS Plus, bem como os demais produtos do edital, o órgão vinculado ao governo do Amazonas informou que a aquisição está inserida no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O projeto objetiva promover melhorias no ambiente de trabalho nas unidades da SSP-AM.
O QVT tem como foco os servidores do próprio órgão, além daqueles que trabalham na Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Segundo a pasta, a iniciativa ajuda a “promover um ambiente de trabalho saudável, auxiliando na manutenção da saúde mental de homens e mulheres que compõem o sistema”.
Ainda conforme a Secretaria, os recursos para a compra dos consoles e outros equipamentos foram repassados do Fundo Nacional de Segurança Pública para o Fundo Estadual de Segurança Pública. As quantias devem ser usadas exclusivamente em ações para o bem-estar dos servidores.
Fontes