Alexey Pajitnov, o programador russo que desenvolveu o fenômeno Tetris, esteve na Brasil Games Shows 2023 (BGS 2023) e foi um dos entrevistados pelo Voxel durante o evento.
Na conversa, ele falou inclusive sobre um feito pouco lembrado do título, além de ser um dos games mais vendidos da história: a importância do jogo de quebra-cabeças para popularizar o uso de computadores, inclusive em ambientes domésticos e fora do horário de trabalho.
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Para Pajitnov, o início do mercado de PCs para consumidores foi difícil, já que o público demorou a se acostumar com o eletrônico.
"Quando os computadores chegaram, as pessoas ficavam assustadas com eles. Era tipo uma máquina grande e fria, com aquele teclado todo complicado, o mouse... era demais para as pessoas. E funcionava principalmente com os números, o software era muito cru e cheio de erros. Então, em qualquer coisa que você fazia, a interface de usuário era horrível naquela época. (...) Era fácil de errar, então as pessoas começaram a odiar aquilo", explica.
Onde entra Tetris na história dos PCs?
Um dos fatores que ajudou na popularização deles foi Tetris. O jogo foi lançado em novembro de 1987 nos Estados Unidos, inicialmente para computadores voltados também para jogos, como o Commodore Amiga, o Atari ST e o ZX Spectrum, entre outros.
"Aí, de repente, as pessoas viram na tela algo que era muito claro, muito simpático, muito agradável. Então o Tetris realmente ajudou a destruir essa barreira entre as pessoas e os computadores. Eu acho que esse primeiro trabalho do Tetris sempre será apreciado", diz Pajitnov, claramente orgulhoso do próprio legado.
Tetris rodando no Amiga, de 1988.Fonte: YouTube/hirudov2d
Você pode conferir a entrevista completa com o programador abaixo, já com legendas em português.
O papo completo de Alexey com o Voxel inclui ainda questões sobre o futuro da indústria dos jogos e a adaptação da história da popularização de Tetris para fora da União Soviética, em um filme disponível na plataforma de streaming Apple TV+.
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