A Meta deve lançar headsets de realidade virtual mais baratos e sem controles para disputar com a Apple. Os primeiros dispositivos que seguem esse modelo devem ser apresentados no próximo ano. As informações são do analista da Bloomberg, Mark Gurman.
Na última edição da Newsletter Power On, Gurman comenta que os planos da Meta mudaram após o lançamento do Apple Vision Pro, óculos de realidade mista da Maçã. A companhia estaria com medo de que a rival comandada por Tim Cook se torne o centro das atenções do segmento, assim como fez com celulares.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo headset de realidade virtual da Meta seria mais barato, confortável e útil para o dia a dia.Fonte: GettyImages
Agora, a Meta redirecionará esforços para utilidades práticas com o headset. A empresa apostaria em algo mais útil para o dia a dia, como produtividade e jogos.
Para isso, a Meta pretende deixar o próximo lançamento, atualmente conhecido como "Ventura", ainda mais barato. A sua construção também seria revista para torná-lo mais confortável, mas sem perder a resolução da tela.
Outro ponto importante desse novo dispositivo seria a ausência de controles. Toda a interação com o usuário aconteceria com as mãos, ou com periféricos adicionais comprados separadamente, assim como acontece no dispositivo da Apple.
Disputa acirrada em realidade aumentada
Por enquanto, as informações sobre os planos da Meta são rumores e podem mudar a qualquer momento. Ainda assim, eles reforçam que Mark Zuckerberg está atento à movimentação do mercado e não pretende deixar a Apple ficar sozinha no setor.
Ainda assim, o segmento de óculos de realidade virtual é muito pequeno, um nicho, praticamente. Nem mesmo o Apple Vision Pro foi oficialmente, embora exista previsão de que ele será vendido no início de 2024.
Por outro lado, a Meta disputa o mercado sozinha há anos por trás da marca Oculus. Em junho, a empresa apresentou o novo modelo Quest 3, sucessor de um de seus headsets mais populares, o Quest 2.