O processo que acusa a Amazon de abusar de sua posição no mercado de varejo enfrenta obstáculos legais nos Estados Unidos, apontam especialistas. A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) e outros 17 estados dos EUA estão processando a gigante por monopólio.
Em documento de 172 páginas, a FTC acusa a Amazon de estar "envolvida em uma conduta excludente que impede o crescimento de concorrentes atuais e o surgimento de novos concorrentes".
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Segundo a acusação, a Amazon pune vendedores que atuam em diferentes marketplaces.Fonte: GettyImages
Segundo a acusação, se um vendedor optasse por vender um mesmo produto em diferentes marketplaces — Mercado Livre e Magalu, por exemplo — enquanto anuncia na Amazon, a gigante penalizaria o vendedor de forma discreta para diminuir o fluxo de vendas.
"Se a Amazon descobrir que um vendedor está fornecendo produtos a preços mais baixos em outro local, a Amazon pode enterrar os vendedores com descontos tão abaixo nos resultados de pesquisa da Amazon que se tornam efetivamente invisíveis", aponta a FTC.
A Amazon também é acusada de coagir vendedores a aderir serviços de logística interna do Amazon Prime. A enorme influência da empresa no mercado de eletrônicos praticamente obriga vendedores a aderir os termos do serviço.
O que a FTC busca?
Com o processo, a FTC busca uma liminar permanente no tribunal federal que impeça a Amazon de aplicar essa conduta ilegal. O órgão também busca afrouxar o monopólio da gigante.
Além disso, a agência reguladora dos Estados Unidos quer discutir a capacidade de a Amazon classificar os resultados de busca.
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Este é mais um processo da FTC contra a Amazon nos últimos meses. Em junho, o órgão também acusou a gigante de enganar consumidores a assinar o Amazon Prime e dificultar o cancelamento da assinatura.
Também em junho, a Comissão Federal de Comércio dos EUA também acusou a Ring, subsidiária da Amazon, de espionar usuários com seus equipamentos de segurança doméstica.