Na manhã desta terça-feira (15), um apagão nacional deixou várias regiões do Brasil sem energia. Os relatos da queda de luz começaram por volta das 8h30 e, até o momento, além do DF, 25 estados notificaram a situação, incluindo Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, São Paulo, Alagoas, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
São Paulo foi um dos estados que tiveram 'apagão' nesta terça-feira (15)
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que o Sistema Interligado Nacional (SIN) passou por uma "ocorrência de grande porte". Segundo o órgão, a 'ocorrência no sistema', causou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste do Sul e Sudeste, abrindo interligações entre as regiões. Cerca de pelo menos 16 mil megawatt (MW) de carga em todas as regiões do Brasil foram interrompidas. Vale destacar que a interrupção nas regiões Sul e Sudeste foi "uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência"
Em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, o sistema do metrô foi afetado e não funcionou. Em Salvador, o metrô precisou ser esvaziado e as pessoas andaram sobre os trilhos em direção às plataformas mais próximas. Em Natal, os semáforos pararam de funcionar, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), e causou complicação no trânsito.
O Ministério de Minas e Energia (MME) afirmou que já foi criado um gabinete de crise para o monitoramento do caso. "O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente", diz a nota.
"Estamos tendo um problema de suprimento nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistemas Elétrico e a Aneel, e também as empresas envolvidas estão neste momento acompanhando e tomando todas as providências para o rápido estabelecimento do sistema", disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.
O ONS confirmou que o problema já está sendo resolvido em todo o Brasil. "A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Às 10h45 estão recompostos 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste."
Repercussão
Nas redes sociais, o assunto repercutiu entre os usuários. "Esse apagão no país todo é realmente a única coisa que tava faltando pro comeback dos anos 2000. Já voltamos com a calça de cintura baixa e a sapatilha agora o apagão eh isso os três cavalheiros do apocalipse", ironizou uma internauta.
esse apagão no país todo eh realmente a única coisa que tava faltando pro comeback dos anos 2000 já voltamos com a calça de cintura baixa e a sapatilha agora o apagão eh isso os três cavalheiros do apocalipse
— Krish (@kribshna) August 15, 2023
Já estou me preparando para a #faltadeenergia #apagao pic.twitter.com/u1WLId6bE9
— Lázaro Batista (@lazarobat) August 15, 2023
Tiraram o Brasil da tomada!!!#apagao pic.twitter.com/qvruQTkqAT
— Shauri (@shauripoiein) August 15, 2023
Que isso gente, alguém pisou nos fios? #apagao pic.twitter.com/GMVdRdb6Hv
— Matheus Felipe (@Matthw013) August 15, 2023
Desvendado o motivo do #apagao no #nordeste pic.twitter.com/jgEJ30fvC7
— Hallison Melo (@hallison_melo) August 15, 2023
Matéria em atualização...