Invasores do Congresso foram identificados por dados que eles mesmos cederam

1 min de leitura
Imagem de: Invasores do Congresso foram identificados por dados que eles mesmos cederam
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil (reprodução)

Quatro pessoas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) em janeiro deste ano foram reconhecidas pelas autoridades após acessarem a rede gratuita de Wi-Fi da Câmara dos Deputados e produzirem provas contra si.

Isso porque para conseguir acessar a internet, os invasores precisaram cadastrar dados pessoais, como nome e CPF no sistema. A informação foi compartilhada no ofício da Câmara dos Deputados enviado à CPI dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro e também à Polícia Federal.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Leia mais: Bolsonaro questionou possibilidade de invadir urnas eletrônicas, diz hacker

Congresso Nacional em BrasíliaOs invasores foram identificados pelos dados inseridos na rede da Câmara dos Deputados

"É necessário que se faça um pré-cadastro informando sobretudo dados como CPF, nome e telefone. Analisando estes logs, verificou-se que foram efetivamente realizadas quatro conexões de pessoas não autorizadas a acessar a Casa no dia 8 de janeiro de 2023 com a rede sem fio", diz o ofício.

Entre as pessoas identificadas, estão uma mulher da cidade de Contagem (MG) e um homem de Teresina (PI). Ambos foram detidos e estão sob monitoramento de tornozeleira eletrônica.

Mais provas

Segundo o documento, a Polícia Federal também está analisando imagens das câmeras de segurança, assim como os vestígios de DNA deixados em garrafas, bitucas de cigarro e pedaços de roupa encontrados no local.

Na época do ataque, um perfil no Instagram foi criado para reunir informações e identificar os criminosos que invadiram Congresso Nacional. A conta tem mais de 1 milhão de seguidores e quase 300 publicações com fotos dos invasores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.