A SumUp, fintech global de soluções financeiras, realizou na quinta-feira (6) a Solo Celebration. O evento celebrou um novo momento do mercado brasileiro de pagamentos, marcado pela chegada dos modelos Solo e Solo Printer ao país.
Para a Solo Celebration, foram convidados também representantes de empresas concorrentes, como forma de simbolizar também um convite à renovação do setor e a competição em favor de condições cada vez melhores para os empreendedores.
“Quando uma inovação como a Solo surge, o setor se renova. Convidamos nossos colegas de outras empresas a participar da festa e fortalecer a missão que todos nós temos: oferecer as melhores soluções para os empreendedores brasileiros”, explicou o CEO da SumUp, Carlos Grieco.
A revolução Solo
No centro da comemoração, guiada pelo CEO Carlos Grieco e apresentada pelas líderes de produto Ana Pavoni e Andreza Cardoso, estava a “família Solo”, um conjunto de dispositivos cuja base principal é a maquininha de mesmo nome. A solução é totalmente desenvolvida “em casa” pela própria SumUp, desde a parte de software até o projeto de hardware.
Por mais que maquininhas de diferentes empresas tivessem diferentes aparências, cores e taxas, elas eram todas desenvolvidas pelos mesmos fornecedores. Isso restringia a capacidade de inovação no setor.
“Justamente pelo hardware e pelo software estarem dentro da SumUp, conseguimos criar a integração perfeita e gerar a melhor opção e o produto de melhor qualidade para os micro e pequenos negócios brasileiros”, explica Andreza Cardoso, gerente de produtos da SumUp.
O fato de ser totalmente desenvolvida internamente permitiu à SumUp desenvolver a Solo de acordo com as necessidades do empreendedor. Isso significa que o equipamento conta com uma série de recursos pensados para a conveniência e praticidade desse público.
(Fonte: SumUp/Divulgação)
A Solo Printer traz à família a capacidade de gerar recibos em papel, mas sua funcionalidade vai além. A impressora, capaz de imprimir até 800 recibos com uma carga, também funciona como uma base para recarregar a maquininha, garantindo uma maior autonomia de uso. Para completar, o conjunto pode ser completamente recarregado em apenas uma hora, e a energia é distribuída igualmente entre a base e a máquina durante a recarga.
As soluções foram criadas com a conectividade em mente. A Solo não depende de conexão a um celular para funcionar e conta com um chip eSIM incorporado ao equipamento. O sistema garante o melhor sinal de rede disponível na área do empreendedor, uma vez que não está restrito a uma única operadora móvel.
A empresa destaca também que o design, com sua tela sensível ao toque como dos smartphones atuais, foi uma preocupação durante a fase de projeto da Solo, que culminou em três prêmios na Europa, concedidos por instituições como Red Dot e iF.
“Nosso lojista quer ter beleza na loja e mostrar profissionalismo e quer que o meio de pagamento dele também traga isso junto com ele. Por isso o design foi um ponto tão importante, no qual acreditamos muito”, ressalta Andreza Cardoso.
Vale notar que a preocupação de design não foi apenas para a construção de um produto bonito, mas também resistente. A SumUp aponta que a Solo foi projetada para deixar os empreendedores mais tranquilos caso o equipamento caia no chão.
Por fim, a companhia aponta a versatilidade da Solo, graças à conectividade Bluetooth. Desta forma, é possível utilizá-la com o SDK da SumUp para transformá-la no meio de pagamento em qualquer solução de PDVs Android ou iOS no mercado.
Vem mais por aí
Durante a Solo Celebration, a SumUp deu mais um “spoiler” dos próximos passos para a linha Solo, com uma nova família de produtos que devem chegar ao mercado até o fim do ano.
“A Solo não é uma maquininha. É uma família de produtos que vem para atender todas as necessidades dos micro e pequenos empreendedores brasileiros”, afirma Andreza Cardoso.
Entre as novidades previstas para 2023, a empresa destaca uma frente de caixa, que oferecerá aos lojistas não só o meio de pagamento, mas toda a gestão de seu negócio e de seus produtos para conseguir realizar as vendas.
“Todos os produtos vão gerar um ecossistema que vai garantir que o lojista vai encontrar tudo que ele precisa”, reforça Cardoso.
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