A comunicação da sua empresa pode ser catalisadora de um grande processo inovativo

2 min de leitura
Imagem de: A comunicação da sua empresa pode ser catalisadora de um grande processo inovativo
Imagem: Getty Images
Conteúdo oferecido por

Criar uma cultura de inovação em uma organização é um trabalho complexo e contínuo.  Não se trata apenas de implementar novas tecnologias, mas de ter um time que verdadeiramente pensa e age de maneira inovadora e autônoma.

E o que é uma cultura de inovação?

É aquela que valoriza a criatividade, a experimentação, a colaboração e a busca constante por melhorias e soluções disruptivas. Como líder, é meu trabalho criar um ambiente que permita tudo isso, e parte desse processo é deixar claro o que é esperado e o que os colaboradores podem fazer dentro desse cenário.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para estabelecer e evoluir o tipo de comunicação que resolve essas questões e foca na inovação, é preciso estabelecer alguns princípios. São eles:

Compartilhamento de objetivos e visão

Os objetivos e a visão da empresa em relação à inovação precisam ser transparentes. Isso envolve comunicar a importância da inovação para o sucesso do negócio, os desafios enfrentados, as metas a serem alcançadas e a direção estratégica que deve ser seguida. Uma comunicação clara e alinhada ajuda a criar uma compreensão compartilhada e um senso de propósito na equipe.

Lembre-se que as pessoas devem caminhar juntas para alcançar os resultados certos, e isso não vai acontecer sem uma “luz no fim do túnel” visível a todos.

Estímulo ao compartilhamento de ideias

O próprio time deve se comunicar e compartilhar suas ideias de forma aberta e colaborativa. Isso talvez signifique reuniões regulares, fóruns de discussão, plataformas digitais ou até mesmo programas específicos de sugestões de ideias.

O importante é ter canais que proporcionam um ambiente seguro para que as pessoas expressem suas opiniões, sugiram soluções e contribuam ativamente para a inovação. É fundamental mostrar que todo esse movimento é valorizado e respeitado, para que ninguém fique com receio de vir à público.

Reconhecimento e celebração de iniciativas inovadoras

Quando as pessoas são encorajadas e apoiadas em suas jornadas de inovação, mais ideias costumam surgir e a roda continua girando. Ou seja: conte as histórias mais impactantes, destaque casos de sucesso e parabenize publicamente.

Além de dar os créditos para quem está se esforçando para alcançar os objetivos da empresa, essa prática inspira os outros, inclusive líderes e gestores. Todos têm algo a aprender.

Comunicação e inovaçãoAlém de uma comunicação transparente, as empresas que buscam ser destaques no campo da inovação precisam criar ambientes em que os colaborados sintam-se seguros, para inovar. Fonte: Getty Images

Gestão eficaz da mudança

A inovação muitas vezes implica em mudanças e transformações nos processos organizacionais. Nem sempre isso será visto com bons olhos, porque mudar é realmente difícil e várias pessoas podem ser resistentes a princípio.

Portanto, é papel da gestão garantir que essas transformações aconteçam da melhor maneira possível, apoiando os colaboradores em suas dificuldades e não fazendo com que se sintam mal por ainda estarem aprendendo. Forneça informações claras e relevantes e envolva a equipe inteira nas mudanças. Procure manter todos engajados e esteja também aberto às ideias que eles podem trazer para esse processo.

Não esqueça: a inovação pode vir de qualquer lugar, a qualquer momento. A criação de uma cultura inovadora permite que surjam mais espaços na empresa para isso, e que todos estejam de olhos abertos para quando verem uma oportunidade. Não subestime nenhuma ideia, tentativa ou até falha, porque mesmo os erros ensinam algo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.