O Google anunciou nesta terça-feira (27) uma nova edição do Indie Games Fund, fundo que apoia desenvolvedores independentes de jogos na América Latina. Com até US$ 2 milhões disponíveis (cerca de R$ 10 milhões), o fundo deve beneficiar cerca de dez desenvolvedores e estúdios.
Essa é a segunda edição do financiamento, que contará com apoio técnico, treinamento, acompanhamento e verba de até US$ 200 mil (cerca de R$ 1 milhão) por selecionado. O apoio exige que o novo jogo a ser desenvolvido seja disponibilizado na Google Play e no serviço Google Play Pass.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A participação é limitada a pequenas empresas com até 50 pessoas e desenvolvedores independentes. Os selecionados ainda precisam, previamente, ter algum jogo já publicado em qualquer plataforma — desde que haja a portabilidade para o ecossistema da companhia.
De acordo com a empresa, o modelo do novo fundo seguirá o mesmo do ano passado. O Google deixa claro, porém, que só serão aceitas candidaturas da América Latina e que o jogo independente deve ter alta qualidade. Os games podem ser tanto pagos quanto gratuitos.
Ainda sem datas para inscrição
Até o momento, o Google não divulgou detalhes de datas ou regras para inscrição, que deve ter um período de até um mês para receber as candidaturas. A companhia também relata que não há critérios específicos para categorias de jogos, o que pode ajudar a diversificar as escolhas. No ano passado, cinco estúdios brasileiros foram selecionados.
Esta é a segunda edição do Google Indie Games Fund.
Para participar, entretanto, a seleção prevê pelo menos cinco etapas:
1. Inscrição do desenvolvedor;
2. Filtros de inscrição;
3. Avaliação de qualidade e entrevistas;
4. Seleção (considerando critérios editoriais e de negócio);
5. Aprovação do fundo e seleção dos títulos.
Também durante o evento Google for Brasil, a companhia anunciou o Relatório de Impacto Econômico 2022. Segundo a empresa, no ano passado, mais de R$ 4 bilhões em receita foram gerados para os desenvolvedores, promovendo quase 240 mil postos de trabalho relativos aos aplicativos para Android.
Categorias