O sinal do 5G segue se expandindo pelo Brasil. Já na próxima segunda-feira (26), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz podem pedir à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ativar as estações da rede em mais 187 municípios.
A decisão do órgão acompanha a previsão de que, até o final do mês de junho, todos os 1.610 municípios previamente listados tenham a faixa disponível. Ela será usada por estações do 5G standalone (SA).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a liberação da Anatel, agora 141 milhões de brasileiros, cerca de dois terços da população do país, podem ter acesso ao sinal. Outras cidades poderão usar a faixa, antecipadamente, em julho, com o avanço das ações da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).
A agência lembra, porém, que a liberação da faixa não significa que o sinal 5G chega imediatamente. O uso no dia a dia depende do planejamento das operadoras.
A liberação da faixa não significa que as operadoras vão disponibilizar o sinal imediatamente aos usuários.Fonte: GettyImages
Outro detalhe citado pelo órgão, já que se trata de cidades menores, é a necessidade de adaptar as antenas parabólicas. As pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.
A lista completa dos municípios que vão receber a liberação do 5G na próxima semana pode ser conferida no site da Anatel.
Categorias