O Google pode ser obrigado a parar de investir em seu negócio de anúncios na Europa. A gigante da tecnologia é acusada pela Comissão da União Europeia de "práticas abusivas em tecnologia de publicidade online", o que pode dividir o setor da companhia.
"Nossa preocupação preliminar é que o Google possa ter usado sua posição no mercado para favorecer seus próprios serviços de intermediação. Isso possivelmente prejudicou os concorrentes do Google, mas também os interesses dos editores, além de aumentar os custos dos anunciantes", destacou Margrethe Vestager, comissária da União Europeia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O órgão continental concluiu, de maneira preliminar, que é improvável que o Google mude o comportamento. Assim, a única solução seria o "desinvestimento obrigatório" em parte dos serviços da companhia norte-americana.
A gigante das buscas pode ainda ter que pagar uma multa de até 10% do faturamento global anual. Antes da sentença, o Google pode responder à reclamação.
A Comissão Europeia não acredita em uma solução pelo próprio Google, pedindo então o fim do investimento no setor de anúncios.Fonte: GettyImages
Outras reclamações contra o Google
Esta não é a primeira reclamação enfrentada pelo Google no setor de anúncios. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) processou a empresa, pedindo o fim do negócio de publicidade, por monopolizar, ilegalmente, o mercado, forçando rivais a abandonar a área e deixando poucos concorrentes.
Fontes