A Apple pode ser obrigada a mudar o nome dos óculos de realidade mista Vision Pro na China. Isso se deve ao fato de a Huawei possuir uma marca registrada com a mesma nomenclatura no país asiático, há alguns anos.
Como relatou o site MyDrivers no último domingo (11), a marca chinesa iniciou o registro da patente “Vision Pro” no dia 16 de maio de 2019 junto aos órgãos de propriedade industrial locais. Ou seja, ela detém a marca muito antes do lançamento da Apple, revelado na última semana, durante a WWDC 2023.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O pedido da fabricante foi aprovado em 28 de novembro de 2021 e ela tem os direitos exclusivos da marca até o dia 27 de novembro de 2031. É importante destacar que a patente vale apenas para o território chinês, não afetando a utilização do nome em outros países.
Patente "Vision Pro" da Huawei registrada na ChinaFonte: MyDrivers/Reprodução
Dessa forma, a Apple pode enfrentar uma batalha judicial caso queira manter o nome Vision Pro em seu headset ao vendê-lo na China, o que ainda não tem data para acontecer. Por enquanto, a estreia do dispositivo está confirmada apenas nos Estados Unidos. Seria algo semelhante à disputa com a Gradiente no Brasil.
Óculos da Huawei
A patente Vision Pro da Huawei diz respeito a vários produtos comercializados no mercado local, não se referindo especificamente a um concorrente direto do gadget da Apple. Equipamentos de rádio, TVs LCD, smartphones, alto-falantes, câmeras, fones e até dispositivos de realidade aumentada fazem parte da longa lista.
Cabe ressaltar que a marca também comercializa seus próprios óculos de realidade virtual, como o Huawei Vision Glass. O dispositivo apresenta proposta semelhante ao novo Vision Pro, embora possua ficha técnica mais simples e menos recursos.
Fontes