Na última terça-feira (6), a Twitch lançou novas regras para anúncios durante as transmissões de lives na plataforma. Bastante rígidas, as normas prejudicariam os streamers e as marcas. A repercussão negativa foi tanta, que o serviço modificou as atualizações.
Normalmente, os anunciantes contratam os streamers para apresentarem produtos nas transmissões, seja por meio de vídeos gravados inseridos nas lives, jogos patrocinados, imagens ou leituras. As regras novas afetariam o primeiro modo, os comerciais incorporados, a partir de 1º de julho.
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A Twitch permitiria, apenas, leitura de anúncios, compartilhamento de links afiliados no chat, jogar games patrocinados e exibir produtos em segundo plano. A exibição de imagens só poderia ocupar 3% da tela.
Um dos motivos da mudança é a entrada na plataforma em sua própria versão de anúncios gráficos, em maio. A repercussão das mudanças, porém, foi extremamente negativa.
Assim, na noite de quarta-feira (7), a Twitch voltou atrás. "Ontem, lançamos novas diretrizes de conteúdo de marca que afetaram sua capacidade de trabalhar com patrocinadores para aumentar sua receita de streaming. Essas diretrizes são ruins para você e para o Twitch, e estamos removendo-as imediatamente", diz a nota.
A reclamação dos streamers fez com que a Twitch deixasse as novas regras mais brandas.Fonte: GettyImages
As novas diretrizes listam quais tipo de conteúdo de marca estão incluídos e o que não representa anúncio. A regra também adiciona uma ferramenta para informar aos espectadores que aquilo é patrocinado.
Jogos, unboxings, painéis, logotipos e colocação de produtos estão entre os exemplos de conteúdo de marca. Camisas ou equipamentos não patrocinados estão fora. Ao fazer um anúncio, o streamer deve deixar clara a propaganda e certificar-se de que o conteúdo é legal.
Apesar das alterações nas regras, a data para entrada em vigor segue a mesma. Para dar tempo aos streamers para adaptação, as diretrizes de conteúdo pago passam a valer no dia 1º de julho.