A área de Inteligência Artificial Generativa não para de crescer desde o surgimento do ChatGPT, da OpenAI, e do Bard, ferramenta do Google. E, ao que tudo indica, esse crescimento deve se intensificar ainda mais daqui para frente. De acordo com um estudo realizado pela Bloomberg Intelligence (BI), que fornece dados e informações sobre diferentes indústrias e mercados globais, IAs Generativas terão um mercado de US$ 1,3 trilhão até o ano de 2032.
No estudo, que foi acessado pelo site norte-americano Insider, a central de inteligência da Bloomberg afirma que, em 2022, o campo de IA Generativa trouxe lucros de cerca de US$ 40 bilhões. Contudo, em 2032, a área deve valer algo em torno de US$ 1,32 trilhão, apresentando um crescimento de 42% todos os anos daqui em diante.
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O mercado de IA Generativa terá um grande crescimento em breve, diz estudo.Fonte: GettyImages
O relatório ainda fala sobre as diferentes subáreas de IA e como elas são capazes de gerar dinheiro. Softwares de IA, por exemplo, como assistentes inteligentes, produtos de infraestrutura e programas que aceleram a geração de códigos, podem render um valor de até US$ 280 bilhões até 2032, somando um crescimento de 69% ao ano.
Contudo, o que realmente deve aquecer o mercado de IA até 2032 é a subárea de hardware, que deve angariar até US$ 641 bilhões nos próximos nove anos. Segundo as estimativas da Bloomberg, desses US$ 641 bilhões, US$ 168 bilhões virão de dispositivos diversos, enquanto US$ 473 bilhões virão de infraestrutura. Servidores e armazenamentos como ferramentas de conversação embasadas por IAs, também devem fazer bastante sucesso, trazendo U$ 108 bilhões para a área.
"O mundo está fadado a ver uma explosão de crescimento no setor de IA Generativa nos próximos dez anos, o que promete, fundamentalmente, mudar a forma como a tecnologia do setor funciona", revelou Mandeep Singh, analista de tecnologia sênior da Bloomberg Intelligence e responsável pelo estudo analisado pelo Insider.
"A tecnologia está prestes a se tornar uma parte cada vez mais essencial dos gastos com TI, gastos com anúncios e da segurança cibernética à medida que se desenvolve", finalizou Singh.
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