De acordo com um levantamento da consultoria Statscounter, a Apple assumiu a segunda colocação no ranking das empresas com o maior número de celulares em uso no Brasil.
Segundo os dados, a Apple (20,77%) agora tem fatia importante do mercado ao desbancar a Motorola (20%), que estava no segundo lugar. Após certa hegemonia da Motorola, a empresa fundada por Steve Jobs conseguiu o ponto de virada em abril. A primeira colocação fica com a Samsung, de forma isolada, com mais de 40% do mercado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A notícia não é tão surpreendente, visto que nos últimos anos a Apple vem investido mais no público brasileiro, mesmo que o valor dos seus produtos seja elevado. A Motorola, por outro lado, está conseguindo chamar a atenção do consumidor após algum tempo de incertezas graças aos modelos das linhas Moto Edge, e as famílias Moto G, focadas no custo-benefício.
Em quarto lugar, a Xiaomi permanece em uma posição interessante, uma vez que conseguiu agradar os usuários graças a produtos sob importação com preços competitivos e boas tecnologias. Outro fator importante foi a chegada de lojas físicas da marca nas principais cidades do país.
Confira o top 10
A LG, que encerrou a produção de smartphones, detém 3,18% do gráfico; enquanto a novata Realme e as veteranas Nokia, Huawei e Asus fazem algum esforço com números mais baixos. Marcas menos conhecidas também contam presença, mesmo que em menor quantidade.
O ranking completo fica da seguinte forma, de acordo com os dados da Statcounter:
- Samsung: 40,71%
- Apple: 20,77%
- Motorola: 19,99%
- Xiaomi: 12,83%
- LG: 3,23%
- Asus: 0,7%
- Marca desconhecida: 0,54%
- Realme: 0,24%
- Nokia: 0,21%
- Huawei: 0,14%
O que diz a Motorola
Em nota ao TecMundo, a Motorola ressaltou, com dados das consultorias IDC e GfK, que "o sólido segundo lugar em market share no Brasil desde 2014". Os dados revelados pela empresa divergem do acumulado pela Statcounter, registrando 28,3% de partipação em volume de vendas no mercado brasileiro.
Confira, a seguir, a nota na íntegra da companhia:
"A Motorola mantém o sólido segundo lugar em market share no Brasil desde 2014, com 28,3% em volume de vendas segundo o IDC, e acima de 30% segundo o GFK. Ambas são empresas referência em inteligência de mercado para Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Tecnologia de Consumo. Os dados apurados por elas possuem metodologia conhecida e validada por todo o mercado, além de serem considerados medidores oficiais tanto em volume de vendas quanto participação de market share pela indústria de telefonia móvel."
*Matéria atualizada em 05/05/2023, às 15:04, com um posicionamento da Motorola sobre o volume de vendas de celulares no Brasil.
Fontes