A divisão de realidade aumentada da Meta continua acumulando perdas, tendo registrado prejuízo operacional de US$ 3,99 bilhões no primeiro trimestre de 2023, o equivalente a mais de R$ 20 bilhões pela cotação atual. Os dados estão no balanço financeiro divulgado pela dona do Facebook nesta quarta-feira (26).
Conforme o relatório, a Meta Reality Labs, responsável por desenvolver as tecnologias de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) do metaverso, gerou US$ 399 milhões (pouco mais de R$ 2 bilhões) de receita no período. Isso significa uma queda considerável em relação ao último trimestre.
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No final do ano passado, a unidade teve US$ 727 milhões (R$ 3,6 bilhões) em receitas, mas apresentou perdas maiores do que agora, chegando a US$ 4,28 bilhões (R$ 21,5 bilhões). Ao longo de 2022, foram US$ 2,16 bilhões (R$ 10,8 bilhões) em vendas e US$ 13,72 bilhões (R$ 69,2 bilhões) em perdas.
O metaverso ainda não atingiu a popularidade pretendida pela empresa.Fonte: Getty Images/Reprodução
Os números indicam que as tecnologias de RA e RV da Meta ainda não alcançaram a popularidade desejada por Mark Zuckerberg. A previsão dos analistas era de que esta unidade de negócios registrasse pelo menos US$ 695 milhões em receitas no primeiro trimestre de 2023.
Investimentos continuam, mas reduzidos
Com a mudança de nome de Facebook para Meta em 2021, a organização investiu bilhões de dólares no desenvolvimento das tecnologias para o metaverso ao longo dos últimos meses. Mas a baixa popularidade da plataforma, ao mesmo tempo em que os sistemas de inteligência artificial (IA) crescem, pode mudar os rumos do negócio.
Em comunicado divulgado no mês passado, Zuckerberg comentou a redução de aportes na Meta Reality Labs, juntamente com a demissão de milhares de funcionários para tornar a unidade mais eficiente. Mas isso não significa que a plataforma de realidade virtual será abandonada.
A Meta também vai investir em inteligência artificial.Fonte: GettyImages
A partir de agora, ela terá atenções divididas com a IA. Seguindo os mesmos caminhos das suas principais concorrentes, entre as quais Google e Microsoft, a Meta dará um foco ainda maior a esta tecnologia, que em breve pode começar a chegar aos produtos da companhia, como afirmou o executivo.
Outra estratégia adotada pela empresa foi a redução nos preços dos óculos de realidade virtual da marca, Quest 2 VR e Quest Pro. Como relata a CNBC, o modelo mais simples está custando US$ 430 (R$ 2,1 mil), enquanto o mais avançado sai por US$ 1.000 (R$ 5 mil), após quedas de US$ 70 e US$ 500, respectivamente.
Outros dados do balanço
Apesar do prejuízo na unidade de RA e RV, a Meta superou as expectativas do mercado no primeiro trimestre de 2023. Foram US$ 5,079 bilhões (R$ 25,6 bilhões) de lucro líquido no período, quantia 24% menor do que a registrada no mesmo período em 2022, mas acima do previsto.
Já as receitas ficaram em US$ 28,6 bilhões (R$ 144,2 bilhões), crescimento de 3%, igualmente superando as estimativas. Outro destaque do balanço financeiro foram as receitas obtidas com publicidade nas redes sociais da Meta, que chegaram a US$ 28,1 bilhões (R$ 141,7 bilhões).