A startup de recursos humanos Se Candidate, Mulher! Anunciou a abertura de inscrições para o ADAS, um programa que irá oferecer acesso gratuito a conteúdos de cursos da plataforma digital SCM Academy. O objetivo é impulsionar a carreira de mulheres na tecnologia através de dicas sobre mentoria e carreira, para facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Fruto de uma parceria com a plataforma de recolocação profissional Layoffs Brasil, a iniciativa estará disponível entre os dias 25 de abril e 9 de maio, quando as inscritas poderão acessar gratuitamente os conteúdos da SCM, com direito a exercícios e suporte sobre temas cruciais para processos seletivos em tecnologia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Entre os tópicos disponibilizados, há dicas exclusivas sobre autoconhecimento, currículo, LinkedIn, comunicação, entrevista, planejamento e transição de carreira, entre outros. À medida que navegar por essas atividades, durante os 15 dias de acesso gratuito, as participantes terão uma validação automática para cada um dos módulos estudados
Como irá funcionar o programa ADA de mulheres na tecnologia?
ADA não é uma sigla aleatória, mas sim uma homenagem à matemática e escritora britânica Ada Lovelace, filha do poeta Lord Byron e considerada a primeira programadora de computadores da história. Ela é autora do primeiro algoritmo conhecido, para processamento na histórica Máquina Analítica de Charles Babbage.
Para participar do programa ADA, as mulheres deverão ter Ensino Superior Completo ou cursos de qualificação nas áreas de UX/UI, Desenvolvimento Front End, Back End e Full Stack, QA e Produto ou áreas equivalentes. As inscrições são feitas no site da Se Candidate Mulher!
Após a conclusão do período gratuito, as participantes poderão optar por planos pagos que incluem extensão do acesso e mentorias exclusivas. Em release, a CEO da Se Candidate Mulher!, Jhenyffer Coutinho, explica que “o objetivo é fazer com que as mulheres se sintam mais preparadas ao se candidatarem às vagas em tecnologia", encarando os desafios em um mercado de trabalho "majoritariamente masculino".
Mulheres no mercado de tecnologia
A maioria das demissões em massa no mercado de tecnologia é de mulheres.Fonte: Se Candidate Mulher!
Nos últimos cinco anos, a participação de mulheres no mercado de tecnologia cresceu 60% conforme o Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ligado ao Ministério da Economia. O Portal Nacional de Empregos (PNE) confirma que o número de candidatas mulheres para vagas de tecnologia subiu de 10,4 mil em 2020 para 12,7 mil em 2021.
Apesar de cada vez mais interessadas em atuar na área, alerta Coutinho, "Desde 2022, por exemplo, elas representam a maioria das demissões em massa que estão ocorrendo no mercado de trabalho”. Daí a necessidade de criação de frentes de contratação exclusiva para mulheres em empresas de tecnologia.
O objetivo do ADA é ajudar empresas a realizar contratações com mais diversidade e promover a recolocação profissional de milhares de mulheres”, resume Coutinho.
Fontes