O Nubank recebeu uma notificação para explicar casos de clientes que tiveram suas contas invadidas e acabaram perdendo dinheiro ou tendo empréstimos realizados em seus nomes. A notificação foi enviada na última quinta-feira (06) pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Idec).
De acordo com o Idec, a ação foi tomada porque nas últimas semanas houve vários relatos sobre situações envolvendo o banco nas redes sociais, Reclame Aqui e no site consumidor.gov.br.
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As queixas acusam o aplicativo de falta de segurança, já que os criminosos conseguiam em segundos transferir o saldo das pessoas para contas de terceiros. O Idec aponta que a principal crítica das vítimas é que a instituição financeira não possui ou não utiliza sistemas que bloqueiam transações que fogem do padrão.
Em um relato, uma vítima descreve que “em quatro minutos os criminosos conseguiram fazer quatro PIXs que totalizaram R$ 150 mil. Sim, em apenas quatro minutos zeraram a conta do meu pai. Ele nunca tinha feito retiradas superiores a R$ 250,00 nessa conta. Mas o sistema antifraude do Nubank não foi capaz de identificar que havia algo de errado com essas operações”.
A notificação do Idec deu 15 dias para que o Nubank dê mais detalhes sobre o caso e informe, por exemplo, se estão sendo adotadas medidas preventivas para evitar golpes em vítimas que tiveram seus celulares roubados ou furtados.
“O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) obriga o fornecedor a responder pela reparação dos danos causados às pessoas consumidoras pelos defeitos decorrentes da prestação de seus serviços. Desta maneira, é responsabilidade do banco garantir a qualidade e segurança do serviço oferecido, arcando com eventuais prejuízos”, disse Fábio Machado Pasin, advogado do Programa de Serviços Financeiros do Idec.
Outro lado
O TecMundo entrou em contato com o Nubank para verificar se a empresa se posicionaria sobre o tema. Por nota, o banco informou que a “segurança é uma prioridade desde o primeiro dia” e que a empresa coopera “com as autoridades responsáveis pelo cuidado com o consumidor”.
“Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos mais de 70 milhões de clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e inibição de golpes”, diz trecho do comunicado.
A nota do Nubank ainda pontua que existem equipes especializadas e canais abertos que funcionam 24 horas por dia para atender vítimas de crimes virtuais. “Em caso de suspeita de movimentação indevida por terceiros, os clientes devem seguir o passo a passo disponível no SOS Nu, hub de segurança da companhia”, finaliza o banco.
*Matéria atualizada em 10/04/2023, às 14:35, com a nota do Nubank.
Fontes