Recentemente, o iFood e a organização sem fins lucrativos Instituto KondZilla fecharam uma parceria e anunciaram duas frentes de capacitação: um programa de educação e capacitação voltado para jovens da periferia e outro projeto focado na capacitação e carreira dos próprios entregadores que trabalham no aplicativo.
A Escola de Criadores foi desenvolvida e implementada pelo Instituto KondZilla, oferecendo uma opção profissionalizando para os jovens periféricos que desejam uma formação profissionalizante na área da criação de conteúdo. O programa está acontecendo no Guarujá (SP), cidade de nascimento no criador da KondZilla, o empresário Konrad Dantas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Veja também: Já ouviu falar em Creator Economy?
Em comunicado oficial, as companhias explicam que o projeto foi viabilizado por meio de investimentos sociais do iFood Decola e do Instituto XP. Mais de 400 pessoas participaram de atividades de sensibilização e escuta, mas foram selecionados apenas 40 jovens, que receberão uma bolsa auxílio mensal de R$ 500 durante todo o programa — eles também terão acesso a uma bolsa em suas áreas de interesse, fornecida pela Escola Britânica de Artes Criativas (EBAC).
"A Escola de Criadores é a primeira formação estruturada do Instituto KondZilla. Ela foi cuidadosamente desenvolvida para impulsionar o jovem a acessar o mercado de trabalho e acelerar sua carreira, mas sem perder o componente humano, de formação crítica e socioemocional. Queremos revolucionar o acesso das juventudes de favela à formação em audiovisual, mídias, cultura, economia criativa e entretenimento e visualizamos toda uma geração de profissionais criativos, construindo novas narrativas e transformando a indústria. Alcançar esse sonho passa por uma construção coletiva e estamos dando início a esse grande movimento de parceiros e alianças pela economia criativa, jovem e periférica em todo o Brasil", afirma o diretor do Instituto KondZilla, João Vitor.
Os jovens periféricos e entregadores do iFood poderão participar do programa de capacitação na área de criação de conteúdo.Fonte: Getty Images
Capacitação para jovens e entregadores
Já o programa Creator iFood oferece a plataforma online do iFood Decola com diversos cursos rápidos em temas como educação financeira, empreendedorismo, inteligência emocional e legislação de trânsito. Os 16 melhores alunos do curso serão selecionados por meio de um edital para participarem de uma experiência exclusiva na empresa Kondzilla. Para participar do edital, o entregador deve se destacar e entregar um projeto final para uma banca formada por executivos da KondZilla.
Os alunos do Creator iFood também participarão de uma visita na KondZilla para conhecer os bastidores da indústria da produção de conteúdo. O objetivo do programa é ajudar os motoristas a impulsionar suas iniciativas de negócios e ideias como criadores de conteúdo.
“Apoiamos programas da educação básica até a formação superior, passando por capacitações rápidas que ajudem a operar melhor no delivery, para apoiar o desenvolvimento e a renda dos nossos parceiros entregadores. Queremos, com essa parceria, disponibilizar para os parceiros do iFood mais uma oportunidade de aprender, sonhar e até empreender em uma área tão relevante como a economia criativa”, disse a gerente de educação do iFood, Sylmara Ramon.