Um levantamento realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que surgirão 800 mil vagas na área de tecnologia até 2025. As oportunidades incluem vagas no setor de marketing, que, por sua vez, inclui oportunidades para uma nova área que vem crescendo nos últimos anos: o Marketing Data Driven.
A tecnologia de Data Driven utiliza informações coletadas em interações com o público para entender melhor cada cliente de uma companhia. É dessa forma que uma empresa consegue definir perfis completos para cada cliente e entender as tendências do mercado — normalmente, a empresa vai otimizar esses dados e entender hábitos de consumo, comportamento, preferências e motivações dos consumidores.
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Segundo a presidente e fundadora da Mark Up, Silvana Torres, é uma necessidade natural do marketing usar artifícios da tecnologia, como a automatização, análise e mapeamento — a Mark Up é uma das principais empresas de live marketing no Brasil. Ela também explica que, como os dados são obtidos de forma organizada e interpretativa, é possível tomar decisões com base nessas informações e confiar que elas vão ajudar a melhorar os negócios.
“Hoje, os consumidores estão mais exigentes no que diz respeito à praticidade e à conveniência por conta da transformação digital, demandando um atendimento rápido e adequado às suas expectativas. A cultura data driven atinge essa questão ao gerar a possibilidade de criarmos soluções mais personalizadas e assertivas.e interpretativa, há como tomar decisões totalmente orientadas por eles. “Hoje, os consumidores estão mais exigentes no que diz respeito à praticidade e à conveniência por conta da transformação digital, demandando um atendimento rápido e adequado às suas expectativas”, diz Silvana.
- Veja também: Quanto mais dados, mais importante são as pessoas
Atualmente, o Marketing Data Driven pode ser o grande diferencial de uma empresa que visa disponibilizar soluções personalizadas e assertivas para cada tipo de cliente.Fonte: Gettyimages
Data Driven e o marketing
Além de desenvolver uma metodologia que visa entender os detalhes de cada cliente com o uso de dados, a Mark Up também atua como consultoria para ajudar os clientes na implementação das soluções de Data Driven. Inclusive, um dos produtos da empresa é a plataforma Vendavall, que permite aos gestores o acompanhamento do desempenho de suas equipes, a visualização de dados segmentados por perfis, a gamificação, entre outras possibilidades.
“Para gerar preferência pela sua marca, é necessário que a ação da empresa seja relevante e consiga fazer com que os participantes enxerguem claramente os benefícios de priorizar seus produtos ou serviços. Isso acontece quando ela conquista o ‘share of heart’ das pessoas, estabelecendo uma conexão emocional com elas, capazes de se sobreporem às meras características técnicas daquilo que se tem a oferecer”, completa Torres.
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