Em uma entrevista recente, Phil Spencer afirmou que a Microsoft estuda criar uma loja de aplicativos mobile para ecossistemas Android e iOS. O chefe do Xbox não deu muitos detalhes, mas a medida seria uma estratégia para oferecer seus jogos em dispositivos móveis.
Atualmente, já é possível jogar títulos do Microsoft em celulares e tablets via nuvem com o aplicativo do Game Pass, graças ao serviço Xbox Cloud Gaming. Todavia, criar uma loja própria sugere que a empresa tem planos de investir pesado em jogos mobile, com eventuais jogos nativos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mercado em crescimento
Entre 2017 e 2022 o mercado de jogos mobile atingiu uma receita acumulada de US$ 274 bilhões. Apesar de já ser considerado gigante, a estimativa é que esse setor cresça ainda mais nos próximos anos.
Segundo o Statista, a projeção é que a receita para este mercado alcance aproximadamente US$ 419 bilhões até 2027. Naturalmente, a Microsoft está disposta a investir pesado para aumentar a sua fatia nesse bolo.
Projeção para mercado de jogos mobileFonte: Statista
Essa seria, inclusive, uma das razões que motivou a aquisição da Activision-Blizzard. Além das franquias famosas para consoles e PCs, o grupo é dono da King, responsável por Candy Crush, Bubble Witch e outros jogos mobile extremamente populares.
Sobre essa questão, Spencer acrescentou que a empresa planeja expandir seu alcance no segmento independente do resultado da aquisição. Contudo, acrescentar a King ao seu portfólio, sem dúvidas, iria acelerar bastante os planos da Microsoft.
Fontes