A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, renunciou ao cargo em carta enviada aos funcionários da plataforma de vídeos nesta quinta-feira (16). A executiva estava na empresa há quase 25 anos, sendo uma das primeiras funcionárias da Google, e ocupava a posição do alto escalão desde 2014.
“Hoje, depois de quase 25 anos aqui, decidi deixar meu cargo de chefe do YouTube e começar um novo capítulo focado na minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonada”, escreveu. Ela começou a trabalhar no Google depois de alugar sua garagem no Vale do Silício, em 1998, para os cofundadores da companhia, Larry Page e Sergey Brin.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em sua trajetória na empresa, Wojcicki passou pelo setor de marketing, atuou no desenvolvimento de ferramentas como Google Imagens e Google Books e conduziu os projetos AdWords, AdSense, DoubleClick e Analytics. A profissional de tecnologia também participou da compra do YouTube pelo Google, em 2006.
Susan Wojcicki chegou à Google em 1999.Fonte: Wikimedia Commons
Mais tarde, se tornou vice-presidente sênior da plataforma de vídeos criada por ex-funcionários do PayPal, em 2005, até ser anunciada como CEO do YouTube em fevereiro de 2014. Durante o período, ela aumentou a acessibilidade aos anunciantes e tomou decisões que nem sempre agradaram aos criadores de conteúdos.
Quem assume?
Com a saída de Susan Wojcicki do cargo de presidente executiva do serviço de vídeos, o diretor de produtos da plataforma Neal Mohan será o novo CEO do YouTube. Ele chegou ao Google em 2007, quando a gigante da tecnologia comprou a agência de marketing especializada em mídia eletrônica DoubleClick.
Mohan se tornou mais próximo da antiga chefe em 2015, ao assumir a função na qual estava até então. Na sua carta de despedida, a ex-CEO disse que o colega “é a pessoa certa” para liderar a empresa em seus novos e “empolgantes” projetos, citando estreias que estão por vir relacionadas à inteligência artificial.
Em comunicado, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, agradeceu Wojcicki pelo seu trabalho à frente do YouTube, além de exaltar o sucessor. Page e Brin também se manifestaram após a renúncia, afirmando que “Susan ocupa um lugar único na história do Google”.