O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação dos resultados das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 para esta quinta-feira (09). A previsão inicial era divulgar as notas no dia 13 de fevereiro, próxima terça-feira. Os candidatos que fizeram a prova como experiência só terão acesso aos resultados daqui a 60 dias.
A divulgação antecipada é uma estratégia para aumentar a credibilidade do principal exame para acesso ao ensino superior no Brasil. Em anos anteriores, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, enfrentou uma crise grave, incluindo demissões em massa e alegações de interferência nas questões.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Enem vem sofrendo uma diminuição no número de inscritos no exame desde 2017. No ano passado, o exame recebeu 3,4 milhões de inscritos, o pior resultado desde que passou a ter caráter nacional. O número de candidatos que fizeram a prova foi ainda menor e ficou em torno de 2,3 milhões de pessoas.
Como acessar os resultados do Enem
Dos milhões de candidatos poderão conferir a nota do ENEM de forma antecipada. (Fonte: Unsplash/Ben Mullins/Reprodução)Fonte: Unsplash/Ben Mullins/Reprodução
Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem na Página do Participante, digitando o CPF e a senha cadastrada no sistema. As notas do Enem são usadas na seleção de estudantes por universidades públicas e privadas no Brasil, através de programas, como o Sisu, ProUni e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Sisu permite aos estudantes mudarem suas opções de curso ao longo do período de inscrição, usando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Já o ProUni oferece bolsas integrais e parciais em instituições de ensino particular, e exige que os candidatos indiquem até duas opções de curso e pertençam a uma família com renda per capita de até 3 salários mínimos.
O método de correção usado no Enem é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que dá peso diferente para cada questão de acordo com sua dificuldade e a quantidade de acertos. A nota final é calculada como a média das notas obtidas em cada matéria, incluindo a redação, divididas por 5.