Site da Americanas tem queda de 57% nos acessos após rombo bilionário

1 min de leitura
Imagem de: Site da Americanas tem queda de 57% nos acessos após rombo bilionário
Imagem: Americanas/Divulgalção

O rombo de R$ 20 bilhões da Americanas parece ter afetado a confiança dos consumidores em relação à marca. Dados da consultoria SimilarWeb divulgados pelo Itaú BBA indicam a queda de 57% no tráfego do site do e-commerce entre os dias 11 e 31 de janeiro de 2023.

O período analisado coincide com a divulgação das “inconsistências contábeis”, o pedido da recuperação judicial e a revelação das dívidas bilionárias da empresa. O resultado também significa um declínio de 56% comparado ao mesmo intervalo em 2022.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Site da Americanas já estava em queda no tráfego antes da empresa revelar os problemas financeiros.Site da Americanas já estava em queda no tráfego antes da empresa revelar os problemas financeiros.Fonte:  Americanas/Reprodução 

Conforme os analistas, a revelação dos problemas financeiros da Americanas apenas agravou a perda de tráfego do site. Entre os dias 1º e 11 de janeiro, a página já apresentava uma queda de 36% no número de visitas.

Dessa forma, ao final de janeiro de 2023, a Americanas teve uma queda total de 49% no acesso ao canal digital. Para mais, a participação da empresa em relação ao tráfego geral de sites de comércio eletrônico reduziu de 12% para 6% no mesmo período.

Vale dizer que o site da Americanas representou 48,5% da receita bruta total da empresa no 3º trimestre de 2022. Então, a queda dos acessos se torna mais um problema para a marca que, segundo o relatório, tem reduzido os gastos com links patrocinados.

“Combinado com o fluxo negativo de notícias, a redução de investimentos pode ter sido responsável pela queda no tráfego durante o período e pode afetar o crescimento das visitas”, aponta o documento da SimilarWeb.

Vantagem para os concorrentes

Tráfego da Amazon cresceu 41% em janeiro de 2023.Tráfego da Amazon cresceu 41% em janeiro de 2023.Fonte:  Christian Wiediger/Unsplash 

O relatório sugere que a queda no tráfego da Americanas beneficiou os concorrentes Magazine Luiza e Amazon. As duas empresas tiveram aumento de 20% e 41%, respectivamente, durante o mês de janeiro de 2023.

Segundo os analistas, as páginas das duas companhias parecem estar bem posicionadas para capturar a parcela da Americanas no tráfego total. Contudo, é necessário aguardar os resultados dos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.