Nova York, Califórnia, Flórida, Michigan, Texas... muitos brasileiros sonham em conhecer os Estados Unidos e vivenciar as mais diversas experiências que o turismo de lá pode oferecer – como a magia da Disneylândia ou até mesmo a jogatina de partidas de pôquer em um cassino em Las Vegas.
Mas quem deseja fazer uma visita ao Tio Sam pode se deparar com algumas duvidas sobre o passaporte. Afinal de contas, por onde começar a preparar a documentação para tirar o visto americano? É possível fazê-lo online?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vamos esclarecer todas essas dúvidas entre outras nesse guia resumido sobre o assunto. Continue a leitura!
É possível tirar o visto americano completamente online?
Ainda não existe possibilidade de tirar o visto estadunidense todo de forma online. Isso porque, aqueles que nunca pisaram em solo americano devem fazer uma entrevista no consulado dos EUA aqui no Brasil. Porém, a parte de documentos pode sim ser preenchida pela internet.
O primeiro passo é burocrático e vai exigir um tempinho seu em frente à tela, pois será necessário fornecer uma série de dados na página do Departamento de Estado Americano. Esse formulário é conhecido como DS-160.
Para visitar Las Vegas, os brasileiros precisam portar o visto de turismo, trabalho ou estudo.Fonte: Pexels/Reprodução
Algo que pode te ajudar nessa longa fase é o salvamento de cada etapa preenchida. Assim você não precisa fazê-lo de uma vez só, mas não se esqueça de salvar o número da Application ID que o site compartilha.
Outra dica que pode ajudar os marujos e marujas de primeira viagem é alterar o idioma do site, que originalmente está disponível em inglês. Basta apenas passar o cursor do mouse sobre o texto que o site mostrará a opção de traduzir para português.
Além de preencher o formulário e fornecer documentos, o visto requer uma entrevista presencial para determinados tipos de viagens – como dissemos anteriormente. Será necessário visitar o consulado e responder uma série de perguntas envolvendo questões educacionais, trabalhistas, ficha policial, entre outras informações sobre histórico.
Aliás, falando em documentação, vale ressaltar que o tipo de visto pode variar conforme a intenção da viagem: trabalho, casamento, estudo ou passeio. Cada motivo pode impactar na natureza do visto sendo que alguns deles, por agora, não exigem mais entrevista desde o último dia 14 de janeiro.
Nesse caso, o viajante pode pedir a renovação online do visto se entrou e saiu do país sem ressalvas. Entretanto, aqueles que precisam do documento pela primeira vez, devem realizar essa parte da entrevista.
E como está o agendamento de visto em 2023?
Passaporte Americano.Fonte: Pexels/Reprodução
Os agendamentos para emissão do visto americano em 2023 podem exigir uma boa dose de paciência para quem está atrás do tão sonhado passaporte. Afinal de contas, pode ser que a pessoa tenha que aguardar um considerável tempo de espera caso esteja tirando o visto pela primeira vez.
De acordo com o site Mundo dos Vistos, as estimativas com base em informações do consulado levam a crer que as datas de agendamento para viagens a negócios e turismo serão essas abaixo:
- Próxima data disponível em São Paulo: 16/05/2024;
- Próxima data disponível em Recife: 22/12/2023;
- Próxima data disponível em Rio de Janeiro: 07/03/2024;
- Próxima data disponível em Brasília: 01/09/2023;
- Próxima data disponível em Porto Alegre: 06/11/2023;
A última atualização foi feita no começo de janeiro, estando sujeita a alterações. Então é sempre bom ficar de olho nos mais diversos sites especializados em viagens para não perder nenhuma data.
Qual a melhor forma para tirar o visto americano?
Como ensinamos acima, a melhor forma de tirar o tão sonhado visto americano é preenchendo o formulário online e agendando a entrevista em um consulado mais próximo de sua residência — caso o seu tipo de viagem ainda demande.
Mas vamos deixar mais algumas dicas complementares abaixo que com certeza vão te ajudar durante esse processo:
- Compareça no dia agendado ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para tirar foto e coletar as digitais;
- Compareça no dia agendado para a entrevista na Embaixada ou Consulado Americano (tem em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre);
- Receber o passaporte com o visto americano colado em uma das folhas.
Feito isso, agora é só curtir a viagem e compartilhar esse artigo com algum conhecido que está querendo fazer aquela visitinha para o tio Sam.