Vamos aprender como consultar o seguro desemprego online? O benefício é concedido aos trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, permitindo que você tenha a renda calculada com base nos três últimos salários recebidos para não ficar desamparado em um período de desemprego.
Criado pelo governo, o seguro desemprego é amparado pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e já transformou a vida de milhões de pessoas. Mas, afinal, como você pode acompanhar o seu benefício? Mais do que isso, como ele funciona e como você pode solicitar?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao longo do artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber para conseguir o seu dinheiro de forma simples e sem dor de cabeça. Vamos lá?
O que é e quem tem direito ao seguro desemprego?
Conforme mencionado acima, o seguro é um direito garantido pela CLT e é fornecido ao trabalhador que foi demitido sem justa causa, com valor variável de acordo com o tempo de trabalho.
São pagas de três a cinco parcelas mensais de auxílio, permitindo que o trabalhador tenha mais tempo para conseguir um novo emprego sem ficar desamparado.
O benefício é disponibilizado para as seguintes categorias:
- Trabalhador, inclusive doméstico, dispensado sem justa causa ou por dispensa indireta (ou seja, quando o empregador comete uma falta grave sobre o empregado);
- Trabalhadores que tiveram o contrato suspenso pela participação em programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
- Pescador profissional durante o período defeso;
- Trabalhador resgatado da condição semelhante a de escravo.
Como solicitar o seguro desemprego online?
O pedido do benefício pode ser realizado presencialmente – na Caixa Econômica Federal ou no Poupatempo – ou online, por meio do site Emprega Brasil. Para isso, você vai precisar dos seguintes dados:
- Cartão cidadão com senha cadastrada;
- RG;
- CPF;
- Número do NIS (registrado na carteira de trabalho).
(Fonte: Emprega Brasil/Reprodução)Fonte: Emprega Brasil
Vale ressaltar que o prazo para solicitar o seguro desemprego varia entre 7 e 120 dias após a data de demissão no caso de trabalhadores formais. Enquanto isso, empregados domésticos podem pedir o auxílio entre 7 a 90 dias após a dispensa.
A solicitação online é uma forma de garantir o benefício sem precisar sair de casa e enfrentar as longas filas. Depois disso, basta saber como consultar o seguro desemprego online para acompanhar o status do seu pedido com mais facilidade. Sem mais delongas, vamos aprender?
Passo a passo de como consultar o seguro desemprego pelo computador
Se você quer usar o seu PC para descobrir se o benefício foi aprovado ou não, será necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal. Então, basta seguir o passo a passo abaixo:
Entre no site da Caixa Econômica Federal;
- Clique na aba "Benefícios e Programas";
- Selecione a opção "Seguro-desemprego";
(Fonte: Caixa/Reprodução)Fonte: Caixa
- Na sequência, clique em "Consultar o Pagamento";
- Faça login usando seu CPF, NIS ou e-mail;
- Caso você não possua cadastro, preencha o seu clicando em "Cadastrar/Esqueci Senha" e informe os seus dados;
- Ao entrar, clique em "Consulte seu benefício".
(Fonte: Caixa/Reprodução)Fonte: Caixa
Pelo site, é possível acompanhar a aprovação do benefício, o valor das parcelas e também a data de depósito.
Passo a passo de como consultar o seguro desemprego online pelo celular
Em contrapartida, você também pode realizar a consulta pelo seu smartphone. Nesse caso, siga o tutorial:
- Baixe o App Caixa Trabalhador no seu celular (Android e iOS);
- Abra o App e clique em "Acessar";
- Faça login com o número do NIS;
- Na aba "Consultas", clique em "Seguro-desemprego".
(Fonte: Youtube/Reprodução)Fonte: Youtube
Com o aplicativo, também é possível consultar o valor das parcelas liberadas e a data de depósito. Portanto, vale a pena baixar!
Agora que você já sabe como consultar o seguro desemprego online, ficou muito mais fácil acompanhar o seu benefício, não é mesmo? Aproveite também para compartilhar o tutorial do TecMundo nas redes sociais. Até a próxima!