O YouTube confirmou que está realizando testes nos EUA para uma nova hub na página que vai permitir acessar canais de TV com anúncios na plataforma. Os canais FAST, como são chamados, já podem ser assistidos por alguns usuários na página de "Filmes e programas" do YouTube.
FAST é uma sigla para "free ad-supported TV", que pode ser traduzido como "TV gratuita suportada por anúncios". São canais que funcionam exatamente como o modelo tradicional de televisão, com programação linear - ou seja, você não escolhe o que assistir, apenas acessa e vê o que está passando no momento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Pluto TV é um dos exemplos mais conhecidos de FASTFonte: Google Play
Alguns desses canais também suportam conteúdo sob demanda, no entanto, em que você pode pagar para ver um filme ou série específico a hora que quiser. Ou seja, a solução é similar ao Pluto TV, que está disponível no Brasil em diversas plataformas.
"O YouTube é o único lugar onde os usuários podem encontrar tudo que quiserem, e estamos sempre procurando por novas maneiras de oferecer aos espectadores um destino central para conteúdos mais fáceis de encontrar, assistir e compartilhar", declarou um porta-voz oficial do site. "Nós estamos atualmente fazendo um pequeno experimento que permite que espectadores assistam a canais FAST junto com uma variedade de conteúdo que oferecemos na plataforma."
Quando chega e quais canais estão disponíveis?
O YouTube confirmou ao TechCrunch que os testes estão sendo realizados, mas não quis dizer quais canais estão sendo disponibilizados ou quais parcerias está fazendo para o conteúdo. Através de informações não oficiais, no entanto, o pessoal do Wall Street Journal informa que a plataforma está negociando com diversas empresas de conteúdo, como A+E Networks, Cinedigm Corp, Lions Gate e FilmRise.
Também não temos uma data específica para a disponibilidade do serviço para todos os usuários, mas as fontes especulam que a nova hub com os canais FAST deve ser lançado amplamente ainda neste ano.
Fontes