Na noite de quinta-feira (19), a Netflix anunciou os seus resultados fiscais do quarto trimestre de 2022. Superando expectativas, a empresa ganhou 7,66 milhões de novos assinantes pagos, atingindo a marca de 231 milhões de assinantes totais no mundo todo. Em contrapartida, o co-CEO Reed Hastings anunciou que deixará o cargo.
A partir de agora, Ted Sarandos e Greg Peters, então diretor de operações (COO) da empresa, seguirão com os cargos de co-CEO. Hastings ajudou a fundar a Netflix há 25 anos, quando a empresa ainda alugava DVDs. Ele deverá atuar no conselho da empresa nos próximos anos, citando Jeff Bezos e Bill Gates como exemplos.
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"Olhando para trás, Ted teve a visão e a habilidade iniciais de introduzir uma programação original, mudando nossa trajetória como empresa. Ele então se moveu rapidamente para expandir [o modelo] para originais internacionais, filmes, animações e improvisados", disse Hastings.
"Estou emocionado com a liderança de Ted e Greg e sua capacidade de tornar os próximos 25 anos ainda melhores do que os primeiros", afirmou o ex-CEO. Além dessa movimentação, Bela Bajaria passa a assumir como diretora de conteúdo e Scott Stuber como presidente da divisão Netflix Film.
Resultados e o fim do compartilhamento de senhas
No quarto trimestre de 2022, a Netflix registrou uma receita de US$ 7,85 bilhões — com estimativa de US$ 8,17 bilhões para o 1º trimestre de 2023. Em todo o ano de 2022, a receita da Netflix fechou em US$ 31,61 bilhões.
Plano de cobrar por compartilhamento de senhas será lançado no começo de 2023 pela Netflix.
"2022 foi um ano difícil, com um começo complicado mas com um final brilhante. Acreditamos que temos um caminho claro para recuperar o nosso crescimento de receita: continuar melhorando todos os aspectos da Netflix, lançar o [plano de] compartilhamento pago e desenvolver nossa oferta de anúncios", cita a empresa em comunicado.
A empresa também confirmou o lançamento do modelo pago de compartilhamento de senhas para o primeiro trimestre de 2023. Segundo a empresa, mais de 100 milhões de lares costumam utilizar esse formato. Os resultados, entretanto, deverão aparecer somente no segundo trimestre do ano.
"Com base em nossa experiência na América Latina, esperamos alguma relação de cancelamento [de assinaturas] em cada mercado quando lançarmos o compartilhamento pago, o que afeta o crescimento de assinantes a curto prazo", diz a empresa, citando também que o crescimento geral de receita deve acontecer com a ativação de novas contas.
A Netflix também reconhece que, apesar de seus termos de uso limitarem a assinatura a uma única família, o modelo já é utilizado pelos usuários. A monetização do formato, acredita, poderá ser um diferencial.
"À medida que lançamos o compartilhamento pago, os assinantes em muitos países também terão a opção de pagar mais se quiserem compartilhar a Netflix com pessoas que não moram junto", diz a empresa em carta a investidores.
Em outubro de 2022, a Netflix lançou o seu plano pago com anúncios e vem tentando impulsioná-lo em diferentes mercados.