Perfil no Instagram tenta identificar invasores do Congresso

1 min de leitura
Imagem de: Perfil no Instagram tenta identificar invasores do Congresso
Imagem: Reprodução/ Marcelo Camargo (Agência Brasil)

Um perfil no Instagram tem reunido informações para identificar os criminosos que invadiram Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (8).

"Perfil para a identificação dos(as) criminosos(as) que atentam contra a democracia do Brasil!", diz a descrição oficial da conta chamada Contragolpe Brasil. A página lista os nomes, funções no ato e perfis nas redes sociais dos participantes da invasão.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A maioria das imagens são prints de vídeos que os próprios criminosos postaram nas redes sociais durante o ato. Até o momento, a conta tem 138 publicações e já reuniu quase 800 mil seguidores.

O perfil também pede ajuda dos seguidores para identificar os invasores que roubaram vestimentas e outros objetos do Congresso.

No momento, porém, o perfil está temporariamente impedido de postar novas publicações ou responder mensagens, devido a uma série de bloqueios do Instagram nesta manhã (9).

E-mail oficial para denúncias

Além do perfil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou um e-mail para receber informações sobre o atentado terrorista. Pessoas podem colaborar com a investigação enviando fotos, prints e vídeos para o endereço "denuncia@mj.gov.br". “Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo”, assegura o perfil do Ministério no Twitter.

Em coletiva na noite de ontem (8), o ministro Flávio Dino afirmou que mais de 200 pessoas estão presas até o momento e cerca de 40 ônibus foram apreendidos. “Quem financia crime, criminoso é. Então, sim, nós já levantamos todos os ônibus, de onde vieram, quem pagou. Temos a lista dos passageiros e vamos pedir as medidas cabíveis à polícia judiciária”, informou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.