Uma pesquisa da OLX com a ClearSale revelou quais são os produtos mais usados por golpistas em anúncios falsos e armadilhas nas compras do fim de ano. Sem surpresas, dispositivos móveis são de longe os mais usados nesse tipo de golpe, com o iPhone sendo o mais citado. Os consoles de videogame estão num segundo lugar distante, com o PlayStation sendo o mais comum nos golpes.
Segundo os dados colhidos pela pesquisa em dezembro de 2021, os golpes com vendas de smartphones representaram 43% do total de casos. Entre eles, o iPhone era o objeto da armadilha em 70% das vezes. Os videogames aparecem no segundo tipo de produto mais comum em golpes, mas com apenas 16% dos casos. O PlayStation é usado em 47% das fraudes e o Xbox em 32%.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: Shutterstock
Os golpes geralmente acontecem através de um anúncio falso do produto ou gerando boletos fraudulentos que não encaminham o valor para as lojas. Estima-se que durante as compras do fim do ano passado foi causado um prejuízo de até R$ 32 milhões para as vítimas.
Estas são as categorias mais utilizadas em golpes do tipo:
1. Celulares: 43%
2. Videogames: 16%
3. Computador: 15%
4. Áudio, TV, Vídeo e Fotografia: 8%
5. Eletrodomésticos: 4%
6. Outros: 13,6%
Prejuízo pode ir além da compra
A pesquisa ressalta também que em muitos desses casos de golpes, os malfeitores aproveitam para recolher os dados pessoais da vítima, o que pode resultar em mais prejuízos ainda no futuro.
É importante ter cuidado o ano todo, e ainda mais nesse período, como ressalta Maristela Calazans, vice-presidente de produto da OLX. “O preço é um grande atrativo para a atuação dos golpistas nessa época do ano. Por isso, é importante desconfiar de promoções muito fora da curva e preços muito abaixo da média do mercado".
Categorias