Os fabricantes de smartphones não tiveram um feliz 2022. Com exceção da Apple. De acordo com o relatório Market Monitor Service, da Counterpoint, a receita global do mercado de celulares caiu 3% ano a ano no terceiro trimestre de 2022. A remessa de aparelhos, no mesmo período, teve queda de 12% em relação ao ano anterior.
Enquanto as concorrentes caíram, porém, a empresa de Cupertino cresceu. Os números positivos da Apple, inclusive, evitaram que o mercado, como um todo, sofresse uma queda mais acentuada.
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Isso aconteceu graças ao lançamento da linha iPhone 14, em setembro. Os aparelhos de última geração levaram a companhia a registrar um crescimento de receita de 10%, em relação a 2021, e crescimento de 7% no preço médio de vendas.
Outra a conseguir manter o lucro, mesmo que pequeno, foi a Xiaomi. A empresa chinesa observou um crescimento de 4% na receita, em comparação com o ano anterior. Os telefones de baixo e médio porte contribuíram.
A Samsung, principal rival da Apple, sofreu queda de 4% no preço médio de venda.Fonte: Daniel Romero/Unsplash
A Samsung, por sua vez, caiu 4% no preço médio de venda em relação ao mesmo período do ano anterior, o que aconteceu ao mesmo tempo em que a sul-coreana quase dobrou as remessas da série premium Flip e Fold. A Oppo sofreu uma queda de receita de 27% e 5% no preço médio de venda.
Isolando os aparelhos, aqueles com tecnologia 5G conseguiram aumentar o preço médio de venda em 10%, em relação a 2021. Mas, o dado também é graças à Apple.
A principal razão pela queda está nos consumidores. Mais pessoas estão escolhendo manter os telefones atuais ao invés de trocar pelos modelos mais atuais, principalmente pelo momento econômico, com o disparo da inflação.
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