Um levantamento divulgado em conjunto pela Asaas e a HostGator revelou que as transações feitas com PIX utilizando links de pagamento da primeira empresa cresceram 81% entre 2021 e 2022. Essa modalidade de pagamento é muito comum no comércio eletrônico, agilizando transações sem comprometer o cartão de crédito ou utilizar o boleto.
Falando apenas das transações feitas com PIX utilizando links de pagamento, foram realizados 600.055 pagamentos em 2021, com um salto para 1.090.008 negociações finalizadas dessa maneira em 2022.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Desde sua criação, o PIX teve uma aceitação muito positiva pelos brasileiros. Ele nasceu para ser um meio de pagamento bastante amplo e descomplicado e cresceu de forma muito importante desde sua criação. O boleto demora de um a dois dias para chegar e o cartão até 30 dias, já o Pix passou a ser instantâneo no recebimento para o vendedor", comentou Diego Contezini, CEO do Asaas.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)Fonte: Shutterstock
Modelo de pagamento pode crescer mais
Segundo dados do Banco Central, até novembro deste ano havia cerca de 537 milhões de chaves PIX cadastradas. Além disso, ele foi mais adotado pelo público jovem, com aproximadamente 62% das transações realizadas por pessoas entre 20 e 39 anos.
Já sobre os cadastros, o número de pessoas físicas presentes nesse sistema é maior que o de pessoas jurídicas: 512 milhões das chaves para o primeiro grupo e 24,5 milhões para o segundo. Esses números também consideram dados apurados até novembro, quando também foi notado um total de 2,6 bilhões de transações utilizando chaves PIX.
“Com números como esses, temos a certeza de que o PIX passará rapidamente a casa de 3 bilhões de transações já no início de 2023, especialmente quando observamos que muitas pessoas vão utilizar essa modalidade para concluir suas compras de Natal e pagar algumas contas que normalmente surgem no começo do ano”, explica Ricardo Melo, vice-presidente de marketing da HostGator.
Fontes