Ainda que 2022 tenha sido um ano desafiador economicamente para os mercados globais, o Nubank iniciou este ano com uma posição forte de capital e cresceu ao longo deste período. O resultado é que o banco encerra o ano se consolidando como a sexta maior instituição financeira da América Latina, em número de clientes ativos, e como uma das plataformas financeiras que mais crescem no mundo.
Pela primeira vez, o Nubank também conseguiu registrar crescimento e lucro no nível de holding. Tudo isso sem deixar de ser uma plataforma de baixo custo para os clientes. ”Estou extremamente orgulhoso do nosso foco na execução, mantendo-nos fiéis ao nosso plano de negócios de longo prazo, superando as expectativas do mercado em um ambiente desafiador, entregando confiança e resultados para todos os nossos stakeholders: de clientes a acionistas. O ano de 2022 foi marcante para o Nubank”, declara David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
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Novidades em 2022
(Fonte: Nubank)Fonte: Nubank
Ao longo deste ano, o banco ainda lançou 25 produtos novos e recursos. Um deles são as Caixinhas, que representam uma nova forma de investir e poupar dinheiro. Mais de 4,2 milhões de clientes aderiram a este novo serviço, dando uma melhor utilidade a fundos que antes estavam parados em suas contas.
Outro destaque foi a oferta de investimentos, que tem como prioridade a remoção de intermediários no processo. Ao todo, foram 6 milhões de clientes novos investindo e mais de US$ 19,6 bilhões em ativos sob custódia, o que tornou o Nubank como a maior plataforma digital de investimentos da América Latina.
Recordes de transações Pix
(Fonte: Nubank)Fonte: Nubank
Em 2022, 23% das transações executadas por meio do Pix no Brasil foram realizadas no Nubank. Isto totaliza em mais de 1 bilhão de transações, o que quebra um recorde nessa nova operação para pagamentos instantâneos, que já está superando os pagamentos em dinheiro em espécie.
O Nubank ainda deu seus primeiros passos em Cripto e Marketplace, atraindo novos clientes de diferentes perfis financeiros. Outro destaque foi a carteira de Seguros, que continuou a aumentar em vários setores, como seguros de vida e para celulares, assim com a oferta feita para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), um segmento que registrou um crescimento de 114% em 2022.
Na área do crédito pessoal, o Nubank também está fazendo suas primeiras experiências na oferta de produtos securitizados, tendo como garantia os investimentos realizados no Resgate Planejado.
Expansão internacional
(Fonte: Nubank)Fonte: Nubank
Os próximos passos da Nubank focam na expansão internacional. As operações no México e Colômbia seguem crescendo. O Nu México, por exemplo, tem lista de espera para seus produtos, como a conta digital e o cartão de débito. Os investimentos neste país já somam US$ 1,3 bilhão, após o anúncio recente de uma capitalização de US$ 330 milhões.
Por fim, os planos da Nubank para 2023 é aumentar ainda mais sua posição de capital e dobrar a sua eficiência nos mercados externos “Ainda estamos nos estágios iniciais de nossa jornada de longo prazo, mas este ano foi fundamental para destravar a próxima década de crescimento”, destacou Vélez.
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