O CEO da Apple, Tim Cook, declarou que a empresa utilizará chips produzidos nos EUA, mais precisamente em novas fábricas no Arizona. O executivo realizou o anúncio em evento nesta terça-feira (6), comemorando o passo fundamental para reduzir sua dependência da manufatura baseada na Ásia ao dizer que "agora, graças ao trabalho árduo de tantas pessoas, esses chips podem ser orgulhosamente carimbados como Made in America. Este é um momento incrivelmente significativo".
A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), fabricante terceirizada da Apple, faz a maior parte de sua fabricação em Taiwan atualmente, o que levantou questões dos legisladores dos EUA e da Europa sobre como garantir o fornecimento no caso de uma possível invasão chinesa e outras questões regionais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Assim, as novas unidades no Arizona surgem como uma solução para isso, ao mesmo tempo que geram empregos na região. "Estamos combinando a experiência da TSMC com a engenhosidade incomparável dos trabalhadores americanos", afirma Cook.
WATCH: CEO Tim Cook said Apple will build chips in the US for the first time in nearly a decade, working with TSMC https://t.co/T68jCnp5k5 pic.twitter.com/KV0ilHe5jq
— Bloomberg Technology (@technology) December 7, 2022
Conforme a fala de Joe Biden, presidente dos EUA, que também compareceu ao evento, a Apple teve que comprar todos os chips do exterior por todo esse tempo, mas agora vão trazer mais de sua cadeia de suprimentos para casa. “Pode ser um divisor de águas”, acrescentou.
Planos para operação das fábricas
Tim Cook em evento nesta terça-feira (6)Fonte: Bloomberg
As fábricas de chips serão de propriedade e operadas pela TMSC, que produz os processadores mais avançados, incluindo os dos mais recentes iPhones, iPads e Macs. As plantas produzirão 600.000 wafers por ano quando estiverem totalmente operacionais, o que é suficiente para atender à demanda anual dos EUA, de acordo com o Conselho Econômico Nacional.
De acordo com o governo, espera-se que a primeira fábrica em Phoenix comece a produzir chips até 2024. A segunda fábrica será inaugurada em 2026.
Fontes
Categorias