A brasileira Lidiane Jones assumirá o cargo de CEO do Slack a partir de janeiro de 2023, conforme a executiva confirmou em sua conta no Twitter, na segunda-feira (5). Ela herdará a vaga deixada pelo fundador do aplicativo, Stewart Butterfield, que está de saída.
Nascida em São Paulo (SP), a nova presidente executiva do app de comunicação corporativa é graduada em Ciências da Computação pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ela trabalha na Salesforce, atual dona da plataforma, desde 2019, ocupando a função de vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo o site da companhia, o posto atualmente ocupado pela brasileira tem como atribuições fornecer soluções para o comércio focadas na experiência personalizada do comprador, em todo o processo. Antes de chegar até lá, ela trabalhou na marca de equipamentos eletrônicos Sonos por quatro anos, chefiando o setor de produtos.
1/ Today is a new and exciting day for me, @SlackHQ and @salesforce. I am proud to be named Slack's new CEO, accepting the baton from the thoughtful and innovative found @stewart. In true Slack fashion, here's a ??on my thoughts.
— Lidiane Jones (@LidianeJones) December 5, 2022
O currículo de Lidiane Jones inclui ainda passagens pela Apple e Microsoft. Na dona do Windows, a nova chefe do Slack trabalhou por 13 anos, gerenciando produtos como Microsoft Office Shared Experience e Azure Machine Learning, entre outros.
Brasileiros na liderança de big techs
Em seu perfil no Twitter, a futura presidente executiva da plataforma concorrente do Microsoft Teams disse estar orgulhosa pela nomeação e agradeceu ao atual chefe do app pela oportunidade. Vale lembrar que a saída de Butterfield acontece pouco depois do coCEO, Bret Taylor, renunciar ao cargo.
“Obrigado Stewart pelo que você construiu e por confiar a mim o papel mais importante da minha vida. Resumindo, não haveria Slack sem Stewart. Ele construiu uma empresa incrível que, com uma equipe baseada em humildade e inovação, redefiniu o trabalho moderno”, tweetou Lidiane.
Além da brasileira que será a nova CEO do Slack, há outros profissionais nascidos no Brasil chefiando gigantes da tecnologia. Entre eles, estão o presidente global da Motorola, Sérgio Buniac, e o CEO da Qualcomm, Cristiano Amon.
Fontes