Elon Musk parece ter ficado ofendido no domingo passado (27) quando um tweet do youtuber Jake Broe trouxe a foto dos “homens brilhantes que fundaram a Tesla”, Martin Eberhard e Marc Tarpenning”. Além disso, o titular da conta lembrou aos fãs do bilionário que, na época, ele era apenas um investidor da série A, que passou os dez anos seguintes dizendo a todos que fundou a Tesla”.
Irado, o atual dono do Twitter lembrou: “Fui chefe de produto e liderei o design do Roadster original”. Como não perde uma oportunidade para depreciar o primeiro CEO da Tesla, a quem chamou de “pior pessoa com quem já trabalhei em toda a minha carreira", Musk lembra que “Eberhard era rico e poderia ter arriscado seu dinheiro, mas não estava disposto a fazê-lo".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
This is so misleading. @elonmusk invested nearly all of the Series A round. At that point, Tesla was just a name & 3 guys with no money who’d registered the company 6 months earlier. https://t.co/kse0fggXoy
— Sam ?? (@SamTwits) November 26, 2022
O que disse Eberhard?
Procurado pelo Insider, Eberhard disse que o piti do bilionário é “típico” dele. E garantiu ao site: "Nenhuma frase desse tweet é verdadeira". O também fundador da Network Computing Devices e da NuvoMedia declarou: “O motivo pelo qual continua espalhando mentiras sobre mim 15 anos após eu ter deixado a Tesla diz mais sobre o próprio Musk do que qualquer outra coisa”.
Em uma matéria contando o making of da Tesla em 2014, o então editor do Insider, Draking Baer explicou que a entrada de Elon Musk na Tesla ocorreu em 2004, depois que o empresário usou o dinheiro da venda do PayPal para liderar uma rodada de financiamento da série A na fabricante de carros elétricos, com US$ 6,5 milhões, juntando-se ao board da startup.
A partir daí, as relações começaram a ficar tensas entre o atual CEO da Tesla e Eberhard, que acabou processando Musk em 2009 por calúnia e difamação, depois que ele resolveu se autodenominar “fundador da Tesla”. O processo foi resolvido por um valor não revelado, com a condição de incluir o nome de Elon no rol de fundadores da empresa de Austin.
Fontes